Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Congresso em Foco
5/8/2025 16:45
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) pediu nesta terça-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal que determine o bloqueio dos perfis de Nikolas Ferreira (PL-MG), vice-líder da oposição, nas redes sociais. O pedido ocorre dois dias após Nikolas exibir o ex-presidente Jair Bolsonaro em chamada de vídeo durante manifestação na Avenida Paulista, fato citado na decisão que resultou em sua prisão domiciliar na segunda-feira (4).
Durante a manifestação de sábado (3), Nikolas exibiu ao público uma chamada de vídeo com Bolsonaro, que já estava proibido de aparecer em redes sociais próprias ou de terceiros. O congressista ergueu o celular diante das câmeras e, em seguida, passou a gritar frases como "o STF não está acima do Brasil" e "Alexandre de Moraes vai pagar pelo que está fazendo".
Para Rogério Correia e seus advogados, a cena teve "claro simbolismo de desafio e afronta" à Corte, com o objetivo de "coagir o Supremo Tribunal Federal e obstruir a justiça". Na representação, os autores dizem que Nikolas mantém "comportamento reiterado" de ataques à Corte e que as falas públicas ultrapassam o direito à crítica política, configurando tentativa de coação processual.
O parlamentar e seus defensores alegam que o objetivo de Nikolas é o de "criar um clima de intimidação pública, explorando sua condição de deputado para disseminar discursos antidemocráticos e deslegitimadores da Justiça".
O pedido inclui o bloqueio de todos os perfis públicos do deputado em plataformas como Instagram, YouTube, TikTok, Facebook e X, além da suspensão do uso, direto ou indireto, por 90 dias.
Deputado citado
A conduta de Nikolas Ferreira é citada na decisão de Alexandre de Moraes para que fosse imposta a prisão preventiva de Bolsonaro. No texto, Moraes citou que Bolsonaro "atendeu ligação por chamada de vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira", que o usou para "impulsionar as mensagens proferidas na manifestação na tentativa de coagir o Supremo Tribunal Federal e obstruir a Justiça".
A decisão foi apenas contra o ex-presidente, que desde julho cumpria medidas restritivas, entre elas a proibição de uso das redes.
Rivalidade
A ofensiva de Correia contra Nikolas Ferreira não acontece por acaso: os dois disputam pelos mesmos eleitores. Apesar de comporem grupos políticos opostos, sendo um governista e o outro opositor, ambos foram eleitos com maioria de votos de Belo Horizonte.
Temas
LEIA MAIS
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Itamaraty convoca diplomata dos EUA por novas ameaças ao STF
BATALHA NO CONGRESSO
Nikolas ameaça Alcolumbre; é possível afastar presidente do Congresso?
BATALHA NO CONGRESSO
Nikolas ameaça Alcolumbre; é possível afastar presidente do Congresso?
DE VOLTA AOS TRABALHOS
Oposição desocupa plenário; Senado aprova isenção do Imposto de Renda