Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Operação Zargun
Congresso em Foco
3/9/2025 10:00
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (3), a Operação Zargun, em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil fluminense (PCERJ), com o objetivo de desarticular o braço político e financeiro de uma das principais facções criminosas do país. Entre os alvos está o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias (MDB-RJ), acusado de manter vínculos com o Comando Vermelho.
Foram expedidos 18 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão pela Justiça Federal e Estadual, além do sequestro de bens e valores que somam R$ 40 milhões. Também foram determinadas medidas como o afastamento de agentes públicos, suspensão de atividades de empresas utilizadas em lavagem de dinheiro e a transferência emergencial de lideranças da facção para presídios federais de segurança máxima.
As investigações identificaram um esquema de corrupção envolvendo a liderança da facção no Complexo do Alemão e agentes políticos e públicos, incluindo um delegado da PF, policiais militares, ex-secretário municipal e estadual e um deputado estadual empossado em 2024.
Envolvimento político
As investigações apontam que TH Joias utilizava seu mandato para beneficiar a facção criminosa, incluindo a nomeação de comparsas em cargos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O parlamentar é suspeito de tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e negociação de armas e equipamentos, como dispositivos antidrone importados da China.
Segundo o MPRJ, o deputado também teria atuado como intermediário em operações de compra e venda de drogas e armamentos, além de repassar recursos a integrantes da organização criminosa. Outros denunciados incluem lideranças do Comando Vermelho, assessores parlamentares e pessoas responsáveis pelo controle financeiro e pela logística do grupo.
A Operação Zargun foi deflagrada no âmbito federal, enquanto, em paralelo, o Ministério Público do Rio e a Polícia Civil executam a Operação Bandeirantes, também voltada à apuração da infiltração da facção na administração pública e de suas atividades ilícitas.
As investigações revelaram ainda um esquema de importação de armas do Paraguai e sua revenda, inclusive a facções rivais, como forma de ampliar o poder econômico do grupo.
O presidente estadual do MDB, Washington Reis, anunciou que o partido expulsará TH Joias de seus quadros.
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil