Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Operação Expertise
Congresso em Foco
3/9/2025 10:58
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na última terça-feira (2), a Operação Expertise, para investigar esquema de direcionamento de licitações, contratos simulados e lavagem de dinheiro envolvendo órgãos estaduais e municipais do Pará.
As ações foram realizadas em Belém e Marituba, com foco em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Segundo a PF, os contratos sob suspeita somam cerca de R$ 198 milhões.
De acordo com a corporação, o modus operandi envolveria direcionamento de licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços, simulação ou execução parcial de contratos, repasses de altos valores e posterior saque em espécie para redistribuição entre integrantes do grupo.
A fase deflagrada cumpriu 18 mandados de busca e apreensão, mobilizou 65 policiais federais e 6 auditores da CGU. Houve ainda quebra de sigilo bancário e fiscal de 17 investigados, 5 prisões preventivas e uma medida cautelar diversa da prisão (monitoramento eletrônico).
A Polícia Federal também requereu o afastamento de 6 servidores públicos e a suspensão, por tempo indeterminado, das atividades de 4 empresas investigadas, incluindo a suspensão de contratos vigentes com órgãos do estado do Pará e do município de Marituba.
LEIA MAIS
Julgamento do Golpe
Bolsonaro pode ser condenado por lei sancionada por ele mesmo
Congresso Nacional