Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Direito dos animais
Congresso em Foco
10/9/2025 9:00
O projeto de lei 2348/2023, que propõe a instituição de uma campanha de conscientização sobre a cinomose canina, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e da Cidadania (CCJ) da Câmara. A proposta do deputado Bruno Ganem (Podemos-SP) agora seguirá para deliberação do Senado Federal.
No documento, são estabelecidos temas principais a serem abordados, a exemplo das formas de transmissão da doença, seus sintomas mais comuns e os tratamentos disponíveis. Para ampliar a atuação da campanha, o projeto também prevê parceria com a iniciativa privada, entidades civis e organizações profissionais ou científicas. A aprovação ocorreu a partir de parecer favorável do relator, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), que atestou a conformidade da proposta com a Constituição e legislação.
Para Bruno Ganem, a iniciativa é fundamental para informar a população e mitigar o sofrimento dos animais acometidos pela doença. "O objetivo essencial deste projeto é informar a população sobre as causas mais comuns, formas de prevenção, identificação de sintomas e existência de tratamento", argumentou.
Na Câmara, a matéria já havia sido aprovado nas comissões de Finanças e Tributação, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Cinomose canina
Causada por um vírus, a cinomose canina é uma enfermidade de natureza grave e elevada transmissibilidade, comum em filhotes que ainda não foram submetidos à vacinação preventiva. A doença afeta, em geral, os olhos e os sistemas respiratório, digestivo, gastrointestinal e neurológico dos animais. Sintomas como febre, tosse, apatia e secreções ocular e nasal são característicos e podem levar à morte.
LEIA MAIS
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
PF investiga homem que enviava fotos de genital a Soraya Thronicke
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Relator da PEC da Segurança busca texto livre de "viés ideológico"
OPERAÇÃO TRANSPARÊNCIA
Quem é Mariângela Fialek, ex-assessora de Arthur Lira alvo da PF
Conselho de Ética
Advogado de Pollon abre mão da defesa após ameaças do deputado
FIM DAS SANÇÕES
Nikolas rebate Eduardo Bolsonaro após queda de sanção a Moraes
RELAÇÕES EXTERIORES
EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky