Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DEPOIMENTO
Congresso em Foco
10/9/2025 13:30
Em audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (10), o hacker Walter Delgatti Neto afirmou ter se hospedado no apartamento funcional da deputada Carla Zambelli (PL-SP), em Brasília.
Segundo Delgatti, ele permaneceu na residência da parlamentar por cerca de 20 dias, logo após um encontro com o então presidente Jair Bolsonaro, ocorrido antes do 1º turno das eleições de 2022. Na ocasião, discutiu-se um plano de invasão ao sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o objetivo de minar a confiança da população no processo eleitoral.
Preso desde 2023, o hacker participa de forma virtual da sessão como testemunha no processo que pode resultar na cassação do mandato de Zambelli. A deputada está atualmente detida na Itália, após ser condenada por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na parte da tarde, a CCJ também ouve o especialista em coleta e preservação de provas digitais, Michel Spiero, que atua como assistente da defesa da parlamentar.
Condenação no STF
Em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Carla Zambelli a 10 anos e 8 meses de prisão em regime inicial fechado, além da perda do mandato parlamentar, por invasão ao sistema do CNJ e por associação criminosa. A decisão foi tomada por ampla maioria dos ministros da Corte.
Após a condenação, Zambelli deixou o Brasil e fugiu para a Itália, alegando possuir cidadania europeia e, portanto, não poder ser presa no país. O STF, entretanto, determinou sua prisão imediata e solicitou a inclusão do nome da deputada na lista vermelha da Interpol, o que resultou em sua captura em território italiano.
Temas
LEIA MAIS
Direito dos animais
Projeto de conscientização sobre cinomose canina segue para o Senado
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
PF investiga homem que enviava fotos de genital a Soraya Thronicke
OPERAÇÃO TRANSPARÊNCIA
Quem é Mariângela Fialek, ex-assessora de Arthur Lira alvo da PF
Conselho de Ética
Advogado de Pollon abre mão da defesa após ameaças do deputado
FIM DAS SANÇÕES
Nikolas rebate Eduardo Bolsonaro após queda de sanção a Moraes
RELAÇÕES EXTERIORES
EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky