Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CONGRESSO
Congresso em Foco
20/9/2025 11:00
O senador Jader Barbalho (MDB-PA) apresentou projeto de lei que permite que parte dos recursos provenientes de multas ambientais possam ser destinados para o acolhimento, tratamento, proteção, manejo e controle populacional de animais domésticos que foram abandonados.
O projeto de lei 4.490/2025 visa alterar a Lei 9.605 e reverter os valores arrecadados com pagamento de multas por infração para o Funco Nacional do Meio Ambiente, ao Fundo Naval, ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap) e à organizações sociais. As organizações sociais devem tratar exclusicamente de cuidados de animais abandonados, além de possuir registro sanitário.
De acordo com o texto, o abandono não coloca apenas a vida dos animais em risco, mas também gera "problemas de saúde pública, como a propragação de zoonoses e aumento de acidentes de trânsito". O projeto de lei busca, além de auxiliar abrigos e locais de acolhimentos manterem as atividades, ajudar a manter programas como o Propatinhas.
O Propatinhas, Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo fortalecer o bem-estar de cães e gatos em todo o Brasil. O programa prevê o apoio técnico, normativo e financeiro da União para que estados e municípios possam implementar ações de:
Temas
LEIA MAIS
DECORO PARLAMENTAR
Líder do PL cobra que apenas ele seja punido por motim na Câmara
Acessibilidade Pública
Projeto visa garantir acessibilidade em compras públicas no Brasil
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil