Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Fundo de Reparação
Congresso em Foco
17/9/2025 8:28
Em sessão realizada na última terça-feira (16), a Câmara dos Deputados formalizou a instalação da comissão especial encarregada de examinar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 27/2024, que propõe a criação do Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial. A solenidade contou com expressiva participação de movimentos negros, que ocuparam dois plenários do complexo de comissões, demonstrando apoio à iniciativa por meio de cartazes e manifestações.
A PEC em questão visa incluir na Constituição Federal a previsão de um fundo destinado ao financiamento de políticas públicas e projetos voltados à promoção cultural, social e econômica da população negra. Se aprovada, a União se comprometeria a repassar R$ 20 bilhões de forma gradual, com um aporte inicial de R$ 1 bilhão anual. Adicionalmente, o fundo poderá receber recursos provenientes de doações internacionais e outras fontes a serem definidas por lei.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) foi eleita presidente da comissão especial, superando o deputado Helio Lopes (PL-RJ) em votação. Em seu discurso, Benedita enfatizou que o fundo será gerido por uma instituição bancária federal e contará com um conselho consultivo, possuindo caráter permanente. Segundo a deputada, "com essa vinculação constitucional, o fundo vai ganhar status de política de Estado".
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), designado relator da proposta, defendeu a realização de uma campanha nacional para mitigar resistências ao texto. "Para termos 308 votos a favor da PEC da Reparação, teremos que ir além dos 120 (votos) da esquerda. Não será uma tarefa simples e seria muito importante produzirmos uma campanha no Brasil inteiro. Nós temos que pagar essa dívida histórica com a nossa gente".
A comissão também elegeu os deputados Márcio Marinho (Republicanos-BA), Dandara (PT-MG) e Josivaldo JP (PSD-MA) para as vice-presidências. Dandara destacou o "momento histórico", precedido pelo movimento "Quilombo nos Parlamentos", pela consolidação da Bancada Negra e a manutenção da Lei de Cotas.
A instalação da comissão especial coincide com a 5ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial, realizada em Brasília sob o tema "Reparação e Justiça Social".
LEIA MAIS
PRERROGATIVAS PARLAMENTARES
CÂMARA DOS DEPUTADOS
PEC da Blindagem "não é da direita ou da esquerda", diz Hugo Motta
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
CÂMARA DOS DEPUTADOS
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1