Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Saúde
Congresso em Foco
17/9/2025 17:48
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto que autoriza a instalação de farmácias dentro de supermercados para a venda de medicamentos. O parecer, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), foi aprovado em caráter terminativo e seguirá para análise da Câmara dos Deputados, caso não haja pedido para votação no Plenário do Senado.
A proposta é um substitutivo ao projeto de lei 2.158/2023, do senador Efraim Filho (União-PB), e altera a Lei de Controle Sanitário de Medicamentos (Lei 5.991/1973). O texto original previa a venda de medicamentos isentos de prescrição diretamente em supermercados, desde que com assistência de farmacêutico, presencial ou virtual. O objetivo era ampliar o acesso a remédios de uso comum.
O substitutivo estabelece que as farmácias devem seguir normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e contar com farmacêutico durante todo o horário de funcionamento. Também cria regras específicas para medicamentos de controle especial, como a conclusão da venda só após o pagamento, e a entrega do produto com a embalagem lacrada até o caixa.
A proposta ainda proíbe a venda de medicamentos em bancadas ou gôndolas fora da área da farmácia e restringe o uso de canais digitais à entrega, desde que em conformidade com as exigências sanitárias.
Temas
LEIA MAIS
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
AGENDA DA CÂMARA
Semana na Câmara tem pauta voltada à segurança pública e COP30