Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão aprova cancelamento imediato de contratos automáticos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Cancelamento Simplificado

Comissão aprova cancelamento imediato de contratos automáticos

A proposta visa garantir ao consumidor o direito de cancelar contratos com renovação automática de forma imediata e simplificada.

Congresso em Foco

19/9/2025 14:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa assegurar ao consumidor o direito de cancelar contratos com renovação automática de maneira imediata e simplificada. A medida busca aprimorar a proteção dos direitos do consumidor no âmbito das relações de consumo.

A proposta promove alterações no Código de Defesa do Consumidor, estabelecendo diretrizes claras para o cancelamento de contratos. Conforme o texto aprovado, o pedido de cancelamento deverá acarretar a suspensão imediata de quaisquer cobranças futuras, excetuando-se os contratos com prazo determinado, nos quais poderão incidir encargos previamente estabelecidos.

Em caso de pagamentos por meio de cartão de crédito, as operadoras deverão ser informadas imediatamente para suspender a cobrança.

Em caso de pagamentos por meio de cartão de crédito, as operadoras deverão ser informadas imediatamente para suspender a cobrança. Freepik

Em situações onde o pagamento é realizado por meio de cartão de crédito, o fornecedor do serviço ou bem será obrigado a notificar a administradora do cartão de crédito de forma imediata, a fim de suspender quaisquer cobranças futuras. Adicionalmente, em contratos com renovação automática igual ou superior a 12 meses, o fornecedor deverá notificar o consumidor com antecedência mínima de 30 dias acerca da renovação, oferecendo, simultaneamente, uma opção simplificada para o cancelamento do contrato.

O texto aprovado, de autoria do deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), relator da proposta, substitui o projeto de lei 4734/2024, de autoria da deputada Adriana Ventura (Novo-SP), e outros projetos apensados. Segundo o relator, "essa prática, embora amplamente utilizada em diversos setores, como assinaturas de serviços digitais e planos de telefonia, pode gerar frustrações, especialmente quando o processo de cancelamento é complicado ou quando o consumidor não está plenamente informado sobre os termos de renovação".

O projeto seguirá para análise, em caráter conclusivo, pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para que se converta em lei, a proposta deverá ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Márcio Marinho

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Gestão Agrícola

Comissão da Câmara aprova reforço em programas de proteção rural

PRERROGATIVAS PARLAMENTARES

PEC da Blindagem acumula três mandados de segurança no STF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

2

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

4

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

5

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES