Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SENADO
Congresso em Foco
22/9/2025 16:39
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) anunciou em suas redes sociais que planeja propor um texto alternativo para a PEC 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem. A proposta aprovada na Câmara dos Deputados enfrenta dura resistência no Senado, já havendo manifestação da maioria dos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela sua rejeição.
"Minha proposta é apresentar um substitutivo garantindo que essa prerrogativa seja assegurada apenas para os crimes de opinião. Isso fortalece o Parlamento, a Democracia e a liberdade de expressão. Minha intenção é apenas colaborar para esse debate", declarou em suas redes sociais.
A PEC da Blindagem prevê que a aceitação de denúncias contra parlamentares pelo Judiciário, bem como pedidos de prisão cautelar, devem ser previamente aprovadas pela respectiva Casa legislativa. Ela também amplia a prerrogativa de foro, que passa a valer para presidentes de partidos com representação no Congresso Nacional.
Apesar do amplo apoio na Câmara, sob alegação de se estar protegendo o Congresso contra "chantagens" dos demais poderes, o texto foi amplamente repudiado no Senado, onde o relator, Alessandro Vieira (MDB-SE), antecipou que fará um parecer contrário na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Segundo Ciro, a sua versão em elaboração "pode atender a cidadania e fortalecer as prerrogativas simultaneamente". Ele defende que o fortalecimento do Legislativo se reflete no fortalecimento da própria democracia. "Nada mais da essência do parlamento do que a livre manifestação do pensamento, seja qual for a orientação política", argumentou.
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília