Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PRERROGATIVAS
Congresso em Foco
25/9/2025 15:48
A Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) enviou ofício à presidência da CPMI do INSS nesta quinta-feira, 25, solicitando providências após desentendimentos durante a oitiva do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS". A entidade afirma que houve desrespeito ao advogado Cléber Lopes, defensor de Antunes, durante a sessão parlamentar.
O tumulto teve início quando o relator Alfredo Gaspar (União-AL) classificou o depoente como "autor do maior roubo aos aposentados e pensionistas da história do Brasil". O advogado protestou, alegando cerceamento da defesa, e discutiu com parlamentares. Durante a confusão, o deputado Zé Trovão (PL-SC) reagiu de forma hostil e a presidência da comissão acionou a Polícia Legislativa para conter os ânimos.
No ofício, a OAB-DF afirma que Cléber Lopes foi impedido de se manifestar com base nas prerrogativas previstas no Estatuto da Advocacia. "É público e notório que durante a sessão, o advogado Cléber Lopes, no exercício de seu direito de defesa, sofreu ataques, intimidações e cerceamento do exercício profissional", diz o texto assinado pelo presidente Paulo Maurício Siqueira.
A entidade lista quatro pedidos: retratação pública, audiência com o presidente da CPMI, registro em ata dos episódios considerados desrespeitosos e a adoção de medidas para garantir o exercício da advocacia. "A prática de constrangimentos, hostilidades e restrições arbitrárias contra advogados em espaços públicos institucionais não apenas agride a dignidade da classe, mas também afronta o próprio Estado Democrático de Direito".
Em nota oficial, a OAB-DF declarou que levará o caso à Comissão de Ética da Câmara e do Senado. "A advocacia jamais poderá ser silenciada no exercício da ampla defesa e do contraditório", afirma o texto. A Ordem também anunciou que poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal para garantir as prerrogativas de Lopes.
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda as mudanças de Derrite no projeto antifacção do governo Lula
Segurança Pública
Comissão aprova Bolsa-Desempenho para agentes da segurança pública