Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Garantia de Direitos
Congresso em Foco
26/9/2025 16:17
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que assegura o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência até a maioridade, dispensando comprovação de renda mínima.
O benefício, correspondente a um salário-mínimo mensal, destina-se a pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que não possuem meios de prover o próprio sustento ou de serem sustentados por suas famílias. Caso aprovada a proposta, crianças e adolescentes com deficiência receberão o benéficio independentemente de renda familiar per capita.
Segundo o projeto de lei 3318/25, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o pagamento do benefício será mantido por até 12 meses após alcançar a maioridade. Após esse período, o indivíduo será avaliado para possível inclusão no regime de pagamento do BPC para adultos, desde que atenda aos critérios estabelecidos.
Para Mattos, a iniciativa busca sanar distorções no acesso ao benefício. Para ele, o projeto "está em consonância com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário, e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece como prioridade absoluta os direitos das crianças e adolescentes".
A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), e seguirá para análise conclusiva nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 112391, "viewed": [ "112391" ], "context": "{\"articlekey\":112391,\"originalarticlekey\":\"112391\"}" }
TARIFAÇO DE TRUMP
Após "química" entre Lula e Trump, diplomatas dos EUA vão ao Senado
PEC DA BLINDAGEM
Moro defendeu proteção a parlamentares em crime do qual é réu