Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
COP 30
Congresso em Foco
29/9/2025 | Atualizado às 19:03
Projeto que define Belém, no Estado do Pará, como capital do Brasil durante a COP 30 foi aprovado pela Câmara dos deputados na última quinta-feira (25) e chega para apreciação do Senado.
Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar em Belém, de 11 a 21 de novembro de 2025, segundo proposta da deputada Duda Salabert (PDT-MG). Os atos e despachos do Presidente da República e dos Ministros de Estado, assinados neste período, serão datados na cidade de Belém/PA.
A transferência temporária da capital não é inédita. Durante a ECO 92, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, o governo federal operou temporariamente no Rio de Janeiro. No ano seguinte, Salvador recebeu de forma provisória os Três Poderes durante a III Conferência Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.
O projeto de lei 358/2025 justifica que a transferência seria um ato simbólico para a luta ambiental e reforçaria o protagonismo do Brasil na questão.
"A transferência temporária da capital do Brasil para Belém durante o evento reforça a importância da Amazônia na agenda ambiental internacional, permitindo uma maior interlocução entre as autoridades brasileiras e as delegações estrangeiras, além de impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer o papel do Brasil como protagonista nas negociações climáticas" reitera o texto da deputada.
A apreciação do projeto pelo Senado ainda não possui previsão. Se aprovado, ele se tornará lei, e o Poder Executivo ficará responsável por organizar a transferência temporária da sede do governo, adotando as medidas necessárias para instalar os Três Poderes na cidade durante o período definido.
LEIA MAIS
Mudança Climática
Câmara aprova tranferência simbólica da capital para Belém durante COP
Transporte Aéreo
Ministério estuda melhorias para transporte aéreo na região Norte
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus