Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Urgência
Congresso em Foco
6/10/2025 13:30
O Congresso Nacional terá uma semana movimentada, com a análise de projetos que receberam urgência na votação. Entre os temas em pauta estão a tributação de aplicações financeiras e criptomoedas, medidas para reforçar a segurança pública e a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.
A Medida Provisória 1303/2025, que se refere à tributação de aplicações financeiras e criptomoedas, necessita ser votada até a próxima quarta-feira (8). A votação na comissão mista está agendada para a manhã de terça-feira (7) e, caso seja aprovada, poderá ser incluída na pauta do Plenário no mesmo dia. Esta medida foi editada em junho com o intuito de compensar a revogação do decreto presidencial que elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), está em negociações para realizar ajustes no texto com o governo e com a Frente Parlamentar da Agropecuária, que se opõe à cobrança do fundo incentivado que financia o setor, especificamente as letras de crédito agrícola (LCA). "Nós estamos evoluindo muito nessa discussão dessas aplicações - LCA, LCI e LCD", esclareceu Zarattini. Ele também mencionou que buscará um acordo com o Ministério da Fazenda para diminuir essa tributação, "para garantir que a gente continue tendo recursos".
Em relação à segurança, os projetos que tiveram a urgência aprovada na semana anterior também podem ser discutidos na pauta do Plenário da Câmara nesta semana. O pacote de medidas para combater a violência urbana e a criminalidade foi sugerido pelo Conselho de Secretários de Segurança Pública dos Estados. Entre as propostas, estão:
Na Comissão Mista de Orçamento (CMO), a expectativa é que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano (projeto de lei do Congresso Nacional 2/2025) seja votada nesta terça-feira. Existe a possibilidade de que a proposta seja apreciada pelo plenário do Congresso em uma sessão convocada para o mesmo dia.
Durante a última reunião da comissão, o presidente, senador Efraim Filho (União-PB), detalhou a estratégia. "Estou construindo [um diálogo] com o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), para que a gente consiga conciliar a votação da LDO na CMO na próxima terça-feira pela manhã e sessão do Congresso à tarde, para análise e apreciação e aprovação da LDO", afirmou.
LEIA MAIS
Ações emergenciais
MJ disponibiliza estrutura da PF para identificar "DNA do metanol"
Bebidas Adulteradas
Lewandowski aciona PF para investigar intoxicações por metanol
Festa no Plenário
Vereadores de São Caetano do Sul dançam em cima de mesas no plenário