Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Isenção do IR
Congresso em Foco
7/10/2025 17:21
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que o projeto de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil mensais é uma das propostas mais inovadoras já formuladas pela equipe econômica do governo. Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC, ele disse que a iniciativa ganhou amplo apoio da sociedade, o que se refletiu na aprovação unânime na Câmara dos Deputados. Haddad espera que o texto seja apreciado pelo Senado ainda neste mês.
"O projeto foi um pequeno ovo de Colombo que nós colocamos de pé. A ideia de um imposto de renda mínimo, que deu sustentação à promessa de isentar trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês, realmente ganhou corpo e a opinião pública", afirmou o ministro.
A expressão "ovo de Colombo" é usada para descrever uma solução engenhosa para um problema considerado difícil, mas que, depois de apresentada, revela-se simples e óbvia.
Segundo Haddad, a proposta foi elaborada ao longo de quase um ano. "Parece muito fácil depois que foi colocada de pé, mas deu muito trabalho. Foi quase um ano de trabalho interno no Ministério da Fazenda. Acho que foi uma ideia que ganhou mentes e corações", disse.
O ministro destacou ainda que a proposta recebeu elogios de diferentes espectros ideológicos, o que, segundo ele, evidencia um consenso em torno do combate à desigualdade no país. "Ficou muito difícil achar uma brecha para criticar", afirmou.
Aprovação no Congresso
Haddad comemorou o resultado da votação na Câmara, que aprovou o projeto por unanimidade, e disse acreditar que o texto será votado no Senado ainda em outubro. "O placar nem me surpreendeu, porque antes da votação eu falei: vai ser bem difícil um deputado ou deputada votar contra essa proposta. É óbvio que 493 a 0 é algo que talvez nem tenha precedentes na história do país, ainda mais num tema tão sensível como o de impostos", declarou.
"Tenho muita expectativa de votar ainda em outubro no Senado e o presidente Lula poder entregar ao país a sua principal promessa de campanha", completou.
Temas
Pequenas importações
Kim Kataguiri propõe fim da "taxa das blusinhas" sobre importações
EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS
CPMI do INSS mira Leila Pereira por suspeitas de fraudes da Crefisa