Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara celebra Dia Internacional das Meninas com sessão solene

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Solenidade

Câmara celebra Dia Internacional das Meninas com sessão solene

Sessão destacou a importância do empoderamento feminino e o combate à violência e desigualdade de gênero.

Congresso em Foco

8/10/2025 14:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (8) uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional das Meninas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado em 11 de outubro. A data busca promover a igualdade de gênero e o empoderamento de meninas em todo o mundo.

A solenidade foi proposta pela deputada Soraya Santos (PL-RJ), autora do projeto de lei que inclui a data no calendário oficial brasileiro. O texo (2562/2025) já foi aprovado pela Câmara e segue agora para o Senado.

"É uma alegria fazer parte dessa corrente do bem que entende que uma menina fortalecida cultural, intelectual e emocionalmente se tornará uma mulher forte, pilar da nossa sociedade", afirmou Soraya Santos ao abrir a sessão.

 Sessão foi proposta pela deputada Soraya Santos.

Sessão foi proposta pela deputada Soraya Santos.Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Entre as autoridades presentes, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), destacou a persistente desigualdade de gênero na política e no Judiciário.

"Comemorar o Dia das Meninas é dizer que nós podemos e iremos ocupar nossos lugares. Não é normal termos 51% de mulheres no Brasil e vermos um Congresso composto por 70%, 80% de homens. Não é normal termos apenas duas governadoras eleitas. Não é normal termos um Supremo com uma única ministra. Nossa sociedade ainda precisa evoluir, e muito".

Já a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Daiane Nogueira de Lira, alertou para os altos índices de violência contra mulheres e meninas.

"Hoje é o dia de chamar atenção para essa epidemia de violência. Nós, mulheres, somos mortas pela simples condição de termos nascido mulheres. As meninas são vítimas de 65% das violências na infância e juventude. 60% sofrem violência física, 72% psicológica e 86% sexual, pelo simples fato de sermos meninas", declarou.

A cerimônia contou ainda com a presença de meninas de diferentes escolas do Distrito Federal e representantes de organizações voltadas à proteção de mulheres e meninas, como The Caring Family Foundation, Girls Human Rights Hub e Instituto Alana.

A britânica Sultana Tafadar, fundadora do Girls Human Rights Hub, destacou a importância de proteger as crianças contra a violência e empoderá-las para que possam reivindicar seus direitos. Para ela, o Brasil pode ocupar um lugar de destaque nesta iniciativa.

"O Brasil se encontra em uma encruzilhada importante. Com a sua riqueza cultural, liderança do Sul Global e influência em fóruns internacionais, o país pode ser um farol para as meninas em todos os lugares", disse. "Ao reconhecer este dia, o Brasil não está simplesmente adicionando uma data ao calendário, está fazendo uma promessa de que toda menina merece dignidade, proteção, oportunidades e igualdade", completou.

Tema de 2025: meninas na linha de frente da mudança

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, o Dia Internacional das Meninas tem como objetivo promover a igualdade de gênero e o empoderamento das meninas.

O tema deste ano "A menina que eu sou, a mudança que eu lidero: meninas na linha de frente da crise" reconhece o papel fundamental das meninas na transformação social, sobretudo contra as mudanças climáticas.

A data também celebra os 30 anos da Declaração de Pequim, considerada referência mundial em políticas de igualdade de gênero, incentivando a reconhecer o potencial das meninas.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Dia Internacional da Mulher Soraya Santos sessão solene Girls Human Rights Hub

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Portabilidade de Salários

Senado aprova projeto que facilita portabilidade de salários e crédito

Menor Infrator

CCJ aprova aumento de tempo de internação para menores infratores

Colaboração Segura

Câmara aprova projeto que amplia cooperação entre órgãos de controle

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

CPMI do INSS mira Leila Pereira por suspeitas de fraudes da Crefisa

2

Nota de repúdio

Zé Trovão fala que advocacia é "instrumento para crime" e OAB repudia

3

SAÚDE

Câmara aprova aposentadoria integral para agentes de saúde e endemias

4

Depoimento

Ex-sócio de Nelson Wilians nega ser laranja à CPMI do INSS

5

Extradição

Tagliaferro diz que audiência de extradição na Itália foi "fantástica"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES