Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
FALHA OPERACIONAL
Congresso em Foco
8/10/2025 | Atualizado 9/10/2025 às 8:10
Vice-líder da oposição na Câmara, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) votou contrário à retirada de pauta da medida provisória 1303/2025, que previa alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em suas redes sociais, o parlamentar afirmou ter se confundido durante a votação, na qual participou à distância.
"Fiz campanha contra o dia todo [sobre] a MP 1303 e cuidando da minha filha recém nascida aqui, me confundi e votei errado kkkk acontece. Mas graças a Deus foi retirado de pauta. Chega de impostos!!! Vence o Brasil", disse em seu perfil do X.
A medida provisória foi apresentada pelo governo para compensar o prejuízo fiscal da derrubada do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O texto aumentava outros tributos no lugar, concentrando efeitos sobre o setor bancário, agronegócio e as casas de apostas.
O texto, apesar de aprovado na comissão mista do Congresso, foi rejeitado na Câmara em meio à resistência ao ajuste fiscal baseado em aumento de impostos e diante do atrito na relação entre o governo e a federação PP-União Brasil.
A Medida provisória estava em seu último dia de validade, e acabou derrubada sem sequer passar por análise de mérito: um requerimento de retirada de pauta foi aprovado por 251 votos a 193. Além de Nikolas, outro membro de sua bancada votou contra a retirada, o deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP).
Veja a publicação de Nikolas:
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
MP do IOF: veja como cada deputado votou na retirada de pauta
Imunidade parlamentar
CCJ aprova suspensão de ação penal contra deputado Gustavo Gayer
TENSÃO NO CONGRESSO
Crise política trava Congresso e pressiona governo na reta final
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta oficializa ruptura com Lindbergh após meses de incômodo