Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI do INSS
Congresso em Foco
16/10/2025 11:05
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS ouve nesta quinta-feira (16), Cícero Marcelino de Souza Santos, assessor da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). Ele é suspeito de receber valores de mensalidades irregulares da entidade sob o pretexto de prestação de serviços e foi alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal.
O presidente da Conafer, Carlos Roberto Ferreira Lopes, já havia defendido o trabalho de Cícero Marcelino em depoimento à CPMI no dia 29 de setembro. "Nós tivemos locações de veículos, compra de sêmen, compra de insumos para realização de melhoramento genético, tivemos também fornecimento de brinquedos para o Natal de 2023, 2024, onde demos mais de 300 mil brinquedos para as crianças neste país. São vários insumos, nobre relator", afirmou Lopes, sobre as atividades do assessor.
Além do depoimento de Cícero Marcelino, a reunião da CPMI terá a análise de 101 requerimentos, incluindo a quebra de sigilo do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi e a possível convocação de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), questiona o aumento expressivo das mensalidades do sindicato e aponta que Frei Chico deve esclarecer os ganhos da entidade.
Parlamentares ainda devem deliberar sobre a convocação de outros envolvidos nos esquemas investigados, como agentes da Polícia Federal e representantes de empresas ligadas às fraudes.
LEIA MAIS
DESVIO DE APOSENTADORIAS
DIA DO PROFESSOR
Parceria entre iFood e MEC concede benefícios para professores
TRANSPORTE PÚBLICO
Jilmar Tatto: "Convenci Lula de que o Brasil precisa da tarifa zero"