Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Relações Exteriores
Congresso em Foco
26/10/2025 | Atualizado às 12:01
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que Brasil e Estados Unidos devem iniciar neste domingo (26) as tratativas para suspender as tarifas adicionais impostas às exportações brasileiras. As conversas ocorrerão em Kuala Lumpur, capital da Malásia, e foram autorizadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, após o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com Vieira, a primeira rodada de negociações deve acontecer ainda na noite deste domingo, considerando o fuso horário local, 11 horas à frente de Brasília. Durante a reunião bilateral, Lula teria solicitado a Trump a suspensão temporária das tarifas enquanto os dois países avançam nas discussões técnicas sobre o tema.
"A reunião foi muito positiva, o saldo final é ótimo. O presidente Trump declarou que dará instruções a sua equipe para que comece um processo, um período de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda, porque é para tudo ser resolvido em pouco tempo", afirmou o chanceler.
As tratativas ficarão sob responsabilidade de Mauro Vieira, acompanhado do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa. Do lado norte-americano, participarão o secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
O tarifaço, de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos Estados Unidos, foi anunciado por Trump em julho. Além da medida econômica, o governo norte-americano também havia adotado sanções diplomáticas, como a revogação de vistos de ministros brasileiros e de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF).
LEIA MAIS
Relações Exteriores
Relações EUA-Brasil
Bolsonaro é "página virada" para Trump, diz ex-embaixador dos EUA
Política Externa
Lula critica guerra em Gaza e cobra criação do Estado Palestino
Câmara dos Deputados