Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Debate Público
Congresso em Foco
5/11/2025 13:19
A Câmara dos Deputados, por meio do Grupo de Trabalho sobre Comercialização de Suplementos Alimentares, promove uma audiência pública nesta quinta-feira (6) com o objetivo de examinar a responsabilidade das plataformas digitais na comercialização e divulgação de produtos falsificados.
A iniciativa para o debate partiu do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), coordenador do grupo, e está agendada para as 14h. A pauta central é o papel das plataformas digitais e marketplaces na supervisão e controle da venda de suplementos alimentares, em particular, frente ao aumento da oferta de produtos falsificados e sem a devida autorização sanitária.
"As plataformas digitais se tornaram principais canais de venda de suplementos alimentares no país, mas a falta de controle sobre vendedores e produtos tem favorecido a disseminação de itens falsificados e irregulares, colocando em risco milhões de consumidores", enfatizou Carreras.
O deputado complementou que a audiência permitirá discutir "mecanismos de fiscalização conjunta, políticas de responsabilidade das plataformas e a necessidade de aperfeiçoar a legislação de proteção ao consumidor no ambiente digital".
O grupo de trabalho foi estabelecido no final de setembro pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com a finalidade de analisar e propor um projeto de lei que estabeleça regras e critérios para a comercialização de suplementos alimentares. O colegiado iniciou suas atividades em 22 de outubro e tem um prazo de 60 dias para concluir seus trabalhos, com a possibilidade de prorrogação mediante decisão da presidência da Casa.
LEIA MAIS
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira