Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Regulamentação do trabalho por app deve ir ao Plenário neste mês

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Trabalho por Aplicativo

Regulação do trabalho por app deve ir ao Plenário neste mês, diz Motta

Relator da proposta, Augusto Coutinho deve apresentar o parecer sobre regras para motoristas e entregadores por apps.

Congresso em Foco

17/11/2025 12:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou ao relator do projeto que trata da regulamentação do trabalho por aplicativo, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), que pretende colocar o texto em votação na última semana de novembro. A decisão acelerou a fase final de elaboração do parecer, que deve ser apresentado ainda nos próximos dias para deliberação na comissão especial responsável pelo tema. Concluída essa etapa, a proposta, de autoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), será encaminhada ao Plenário.

A movimentação ocorre em um contexto mais amplo de debates sobre a situação dos trabalhadores por aplicativo. O governo federal enviou ao Congresso, em 2024, uma proposta específica para regulamentar o trabalho dos motoristas, mas ela acabou engavetada após forte resistência de segmentos da categoria e críticas de parlamentares. Comparando os dois cenários, Coutinho avaliou que o texto apresentado por Gastão enfrenta menos objeção e tem mais chances de avançar.

Pressão por prazo marca reta final da regulação dos serviços por aplicativo.

Pressão por prazo marca reta final da regulação dos serviços por aplicativo.Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O relator deve incluir diretrizes sobre a padronização do agasalho social dos profissionais, incluindo seguro contra acidentes, para evitar que eventuais custos decorrentes de imprevistos recaiam sobre o Estado.

A regulamentação pode representar um dos marcos normativos mais relevantes do país na área de trabalho digital e até servir de parâmetro internacional. Em entrevista recente ao Congresso em Foco, Coutinho afirmou que o colegiado buscou escutar todos os atores envolvidos para construir uma solução equilibrada.

"A gente ouviu toda a cadeia: academia, órgãos governamentais, trabalhadores e plataformas. Agora é hora de juntar tudo o que foi dito e produzir um relatório que atenda a todos."

Leia Mais

Acordo será abrangente, diz relator da comissão de trabalho por app

Segundo o parlamentar, o esforço tem como norte a busca por estabilidade e previsibilidade nas relações entre trabalhadores, empresas e usuários. Para ele, o texto final precisará combinar proteção social, segurança jurídica e condições que permitam o funcionamento saudável das plataformas.

Comissão e escopo da proposta

Criada em 19 de agosto, a Comissão Especial sobre a Regulamentação dos Trabalhadores por Aplicativos analisa o projeto de lei complementar 152/2025. A iniciativa trata das regras para o transporte remunerado de passageiros e entregas realizadas por meio de plataformas digitais, buscando organizar um setor que cresceu de maneira acelerada e sem arcabouço legal abrangente.

Com a proximidade da votação e articulações em ritmo intensificado, a Câmara se prepara para concluir, ainda neste ano, uma das discussões mais sensíveis da atual legislatura, que envolve direitos trabalhistas, inovação tecnológica e o impacto econômico das plataformas digitais.

Leia a íntegra da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Trabalho por aplicativo augusto coutinho hugo motta câmara dos deputados

LEIA MAIS

SEGURANÇA PÚBLICA

Hugo Motta confirma votação do PL Antifacção para esta terça-feira

Aviação Civil

Comissão de Turismo propõe retorno do despacho gratuito de bagagem

Suplementos Alimentares

Audiência pública discutirá regulação de suplementos alimentares

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES