Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Judiciário
Congresso em Foco
18/11/2025 | Atualizado às 18:08
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, nove integrantes do chamado Núcleo 3 da trama golpista atribuída ao entorno do governo Jair Bolsonaro. A decisão, tomada nesta terça-feira (18), definiu as penas aplicadas a cada um dos acusados, conforme o entendimento apresentado pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, segundo o qual o grupo planejava ações violentas para abolir o Estado Democrático de Direito, incluindo o assassinato de autoridades.
O núcleo é composto por nove militares do Exército e um agente da Polícia Federal, apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como responsáveis pelas ações "mais severas e violentas" da organização criminosa. Segundo a acusação, o grupo discutiu planos para sequestrar e matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, além de articular medidas para pressionar o comando do Exército a aderir ao golpe e manter o então presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota eleitoral de 2022.
O relator considerou que sete dos réus deveriam ser condenados pelos cinco crimes imputados pela PGR: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Foram fixadas as seguintes penas:
Outros dois integrantes tiveram as condutas desclassificadas para incitação ao crime e associação criminosa. Para eles, Moraes fixou as seguintes penas:
O general da reserva Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira foi absolvido por falta de provas. Esta é a primeira vez que o relator vota pela absolvição de um réu no conjunto de ações que tratam da tentativa de golpe.
Os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino acompanharam integralmente o voto do relator. Com a mudança de Luiz Fux para a 2ª Turma, somente os quatro ministros participaram do julgamento.
LEIA MAIS
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1