Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Desembarque do governo
Congresso em Foco
17/12/2025 16:26
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira (17) a saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo. Para substituí-lo, o União Brasil indicou Gustavo Damião, filho do deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB).
Sabino havia anunciado sua saída da pasta no fim de setembro, após determinação do então partido, o União Brasil, que decidiu romper com o governo federal e determinou que seus filiados deixassem os cargos na administração federal.
"Tive uma conversa hoje com o presidente da República, em virtude da decisão que o partido ao qual sou filiado tomou de deixar o governo, e vim cumprir o meu papel", afirmou Sabino à imprensa à época. "Entreguei ao presidente a minha carta e o pedido de saída do Ministério do Turismo, cumprindo a decisão do meu partido", completou.
Na ocasião, o então ministro afirmou que permaneceria no cargo até o início de outubro, a pedido do presidente Lula, para concluir as entregas relacionadas à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em novembro, em Belém (PA).
Apesar de ser crítico ao desembarque da legenda, Sabino conseguiu estender sua permanência no governo até a realização do evento, o que acabou resultando em sua expulsão do União Brasil.
"A expulsão decorre de uma representação apresentada contra Sabino, que permaneceu no Governo Federal em atitude contrária a uma determinação do partido anunciada em setembro envolvendo todos os filiados", afirmou a sigla em nota. A Comissão Executiva Nacional também determinou a intervenção no diretório estadual do União Brasil no Pará, presidido por Sabino.
Desde o início do ano, o União Brasil trabalha na construção de um projeto eleitoral para 2026 fora do arco de alianças do presidente Lula. Federado ao PP, o partido previa romper com o governo apenas neste mês, mas uma série de desentendimentos com o Palácio do Planalto levou à antecipação da decisão.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 114987, "viewed": [ "114987" ], "context": "{\"articlekey\":114987,\"originalarticlekey\":\"114987\"}" }
CPI do Crime Organizado
Garotinho acusa Castro e Bacellar de chefiar esquemas criminosos no RJ
REFORÇO DE CAIXA
Câmara vota corte de benefícios fiscais que pode render R$ 20 bi
operação unha e carne
PF prende desembargador no RJ por vazar dados de operação sigilosa