Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Pollon apresenta pacote de projetos para ampliar porte de armas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

armamento liberado

Pollon apresenta pacote de projetos para ampliar porte de armas

Propostas incluem revogação do Estatuto do Desarmamento e porte para categorias profissionais e grupos específicos.

Congresso em Foco

31/12/2025 15:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado Marcos Pollon (PL-MS) concentrou boa parte do mandato na apresentação de projetos de lei voltados à ampliação do porte e da posse de armas no País. Defensor do direito à legítima defesa, o parlamentar propõe desde a revogação total do Estatuto do Desarmamento até a liberação do porte para categorias profissionais específicas.

Desde o início da legislatura, Pollon apresentou 1.734 proposições, entre projetos de lei, propostas de emenda à Constituição, requerimentos e moções. Uma parcela relevante desse conjunto trata diretamente da flexibilização das regras para acesso a armas de fogo.

A proposta mais abrangente é o projeto de lei 3.931/2025, que revoga integralmente o Estatuto do Desarmamento, em vigor desde 2003. O texto cria um novo marco legal e garante a todo brasileiro maior de 18 anos o direito à propriedade e ao porte de armas, munições e insumos, sem exigência de comprovação de "efetiva necessidade"

Outro projeto, o projeto de lei 1.539/2025, busca tornar objetivos os critérios para autorização da posse e do porte de armas. Já o projeto de lei 4.180/2025 tipifica como abuso de autoridade a conduta de agente público que impedir, sem fundamento legal, o acesso de cidadão habilitado a armas de fogo.

Pollon apresentou projeto para autorizar o porte de arma para profissionais da educação básica.

Pollon apresentou projeto para autorizar o porte de arma para profissionais da educação básica.Vinicius Loures/Câmara dos Deputados | Arte Congresso em Foco

Grupos específicos

Pollon explica que a solicitação de porte de armas para várias categorias específicas faz parte de uma estratégia para garantir o acesso à legítima defesa, enquanto lutam pela revogação do Estatuto do Desarmamento.

"Pegamos uma barreira, um muro, nesse caso o desarmamento, e vamos tirando tijolo, por tijolo, até conseguir demolir esse muro e garantir o direito à legítima defesa para todos."

Entre as iniciativas com foco em grupos específicos está o projeto de lei 951/2023, que garante porte de arma a mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. O texto presume a efetiva necessidade diante do risco à integridade física dessas mulheres.

Pollon também apresentou uma série de projetos que estendem o porte a categorias profissionais. A lista inclui advogados, conselheiros tutelares, vigilantes, agentes de segurança patrimonial, auditores da Receita Federal, produtores e proprietários rurais, empresários, comerciantes, motoristas profissionais, médicos, veterinários, engenheiros agrônomos, profissionais de tecnologia da informação que atuam com cibersegurança, agentes de fiscalização ambiental, zootecnistas, caçadores, colecionadores e integrantes do magistério.

No caso dos professores, o projeto de lei 5.784/2025 autoriza o porte de arma para profissionais da educação básica, média e superior, em instituições públicas e privadas. A proposta estabelece critérios como vínculo com instituição reconhecida, certidões negativas criminais, aptidão psicológica, capacitação técnica e residência fixa.

Em novembro, Pollon apresentou ainda três projetos voltados a produtores rurais, empresários e motoristas profissionais. O projeto de lei 5.437/2025 trata do porte para produtores e proprietários rurais, com exigência de comprovação da titularidade da terra e registros oficiais. O projeto de lei 5.438/2025 autoriza o porte para empresários e comerciantes com CNPJ ativo.

Os projetos tramitam na Câmara dos Deputados e aguardam análise das comissões temáticas antes de eventual votação em plenário.

Leia Mais

Pollon propõe incluir tiro esportivo às modalidades do Fundesporte

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Câmara

LEIA MAIS

DIREITO AO VOTO

"Quem recebe dinheiro do governo não poderia votar", diz Bilynskyj

Saúde pública

Projeto prevê uso da rede privada em cirurgias bariátricas do SUS

Novas Leis

Direitos humanos marcaram agenda da Câmara em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

CONTRATAÇÃO DE ADVOGADA

Caso Banco Master: PGR arquiva pedido para investigar Moraes e esposa

2

Política Local

Prefeito pede desculpas por agressão a turistas em Porto de Galinhas

3

Legado político

Nepobabies eleitos: os filhos e netos da política brasileira

4

DEPUTADO PAULISTA

Bilynskyj vira alvo de ação no Conselho de Ética por ofensas ao MA

5

DIREITO AO VOTO

"Quem recebe dinheiro do governo não poderia votar", diz Bilynskyj

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES