Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ELEIÇÕES
Congresso em Foco
19/1/2026 | Atualizado às 15:21
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descartou nesta segunda-feira (19) a possibilidade de participar como candidato nas eleições de outubro deste ano. O economista afirmou não estar preocupado em assumir algum cargo em 2027, mas sim em colaborar nos debates e estudos para a construção de um projeto de país compatível com a nova ordem internacional.
"Eu disse em todas as ocasiões que não pretendia me candidatar em 2026, isso vale para qualquer cargo. Eu comecei uma conversa com o presidente Lula, (...) ele está colocando os pontos dele, eu estou colocando os meus, muito respeitosamente, de parte a parte, e nós vamos chegar em algum consenso logo mais", disse o ministro em entrevista ao Uol.
Haddad passou cerca de 10 anos no Executivo Federal, tendo assumido o ministério da Educação nos primeiros governos petistas. Também assumiu a prefeitura de São Paulo de 2013 a 2017, disputou as eleições presidenciais em 2018 no lugar do presidente Lula e concorreu em 2022 ao governo de São Paulo.
Seu nome é cogitado tanto para disputar a um cargo em seu Estado de origem quanto para um futuro ministério mais próximo ao presidente. O ministro alega que sua vontade no momento é de se afastar do debate eleitoral.
"Eu estou querendo um tempo para discutir um pouco o país, projeto de país, o que vai ser do Brasil nesse contexto internacional, quais são as formas de nós nos inserirmos nesse quadro tão dramático que nós estamos vivendo, tão desafiador, tanto interna quanto externamente", declarou.
LEIA MAIS
DIVISÃO NA DIREITA
Em recado a Michelle e Tarcísio, Carlos vê plano contra Flávio