Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
Congresso em Foco
22/1/2026 10:46
O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César, convidou Lucas Costa Veloso para estar a frente da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Conhecido como Chico Lucas, é o atual secretário de Segurança Pública do Piauí.
O então secretário Mário Sarrubo já havia indicado que não continuaria na Pasta com a saída do ex-ministro Ricardo Lewandowski no início do mês.
A decisão atendeu ao pedido do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, que chegou a tentar emplacar Chico Lucas no comando do MJSP.
Chico Lucas é formado em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e é procurador do Estado desde 2009. Para Rafael Fonteles, governador do Estado, Chico Lucas é considerado um nome de confiança.
Em 2025, durante a sua gestão, o estado alcançou os menores índices de mortes violentas em 10 anos.
Wellington César também convidou o promotor Paulo Modesto para integrar o ministério. Modesto é professor de Direito Administrativo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), presidente do Insitituto Brasileiro de Direito Público e membro do Ministério Público do Estado da Bahia.
Ainda não há definição de qual secretaria irá participar. Por um curto período, o magistrado foi secretário Nacional de Justiça durante os 14 dias em que Wellington comandou o Ministério da Justiça durante o governo de Dilma Roussef.
André Garcia (Secretaria Nacional de Políticas Penais) e Marta (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos), e Sheila de Carvalho (Secretaria de Acesso à Justiça) devem continuar na Pasta.
Entre as áreas que devem passar por mudanças estão a Secretaria-Executiva, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Secretaria Nacional de Assuntos Legislativos e a Secretaria Nacional de Direitos Digitais.
Temas
LEIA MAIS