Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CÂMARA
Congresso em Foco
23/1/2026 17:35
A deputada Erika Hilton (Psol-SP) se manifestou em suas redes sociais sobre a mobilização promovida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) na BR-040, rumo a Brasília, em protesto às prisões relacionadas aos ataques de 8 de janeiro de 2023. Em tom de ironia, a parlamentar disse apoiar a "Caminhada pela Liberdade" para que parlamentares rivais se tornem "grandes maratonistas".
"Apoio 100% que os bolsonaristas saiam andando pelas rodovias sempre que seus aliados forem citados em escândalos de corrupção. Em poucos meses, eles serão grandes maratonistas e, talvez, com as premiações que vão receber, eles finalmente parem de parasitar o Estado brasileiro", disse em seu perfil no X.
No Instagram, a congressista revelou que não pretendia se manifestar sobre o tema. "Eu ia fazer a linha 'calada vence', pelo menos de dar a minha opinião, mas eu não me aguento". Em seguida, criticou, afirmando se tratar de "uma caminhada em prol da liberdade de criminosos, de bandidos que já tiveram o seu processo tramitado em trânsito e julgado, estão condenados, respondendo por seus crimes".
"Agora criaram mais esse factoide para ver se conseguem chamar um pouco de atenção, mas estão passando vergonha. Que vexame, que papelão", completou.
Confira a publicação da deputada:
"Caminhada pela Liberdade"
A mobilização do deputado Nikolas Ferreira teve início na segunda-feira (19) em Paracatu, cidade mineira situada nas proximidades da divisa com Goiás, a cerca de 240 quilômetros até Brasília. O início do percurso foi divulgado pelo deputado por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, na segunda-feira (19).
Em carta aberta, o deputado afirmou que o ato "é uma etapa pela liberdade e pelo tratamento digno aos presos do dia 8 de janeiro, que foram submetidos a violações de direitos humanos e de garantias fundamentais", citando Jair Bolsonaro, Filipe Martins e outros como vítimas de supostos "abusos processuais".
Ao longo dos últimos dias, políticos e personalidades da direita brasileira se juntaram ao parlamentar mineiro em diferentes pontos do trajeto, que será finalizado no domingo (25), quando está planejada a chegada dos participantes na Praça do Cruzeiro, no centro da cidade.
Na tarde desta sexta (23), Nikolas registrou a marca dos 164 quilômetros de caminhada. "Cinco dias percorridos, nenhum vandalismo, nenhum acidentado. Tudo em ordem e paz", celebrou.
Temas
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Licença-paternidade pode ser estendida para caso de parto prematuro