Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Olavo Noleto deve assumir articulação do governo após saída de Gleisi

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MUDANÇA NO GOVERNO

Olavo Noleto deve assumir articulação do governo após saída de Gleisi

Ex-presidente do PT deixará a Secretaria de Relações Institucionais até o início de abril para poder disputar o Senado pelo Paraná. Veja o perfil do provável novo ministro.

Congresso em Foco

28/1/2026 10:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, afirmou que o secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), Olavo Noleto, deve assumir o comando da pasta a partir de março, em razão de sua pré-candidatura ao Senado pelo Paraná nas eleições de 2026.

A ministra anunciou oficialmente sua pré-candidatura na última quarta-feira (21). Para disputar o cargo, deverá deixar a chefia da SRI até o início de abril, conforme determina a legislação eleitoral, que exige a desincompatibilização de ocupantes de determinados cargos públicos seis meses antes do pleito. Como mostrou o Congresso em Foco em dezembro, ao menos 20 ministros devem deixar o governo para se candidatar.

Olavo Noleto ocupou diversos cargos em administrações do PT, em Brasília, Goiânia e Maricá.

Olavo Noleto ocupou diversos cargos em administrações do PT, em Brasília, Goiânia e Maricá.Gil Ferreira/Ascom/SRI

Em entrevista à CNN Brasil, durante a cerimônia de posse de Rodrigo Mudrovitsch como presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica, Gleisi disse esperar uma transição "tranquila" na condução da articulação política do governo junto ao Congresso Nacional.

"Será uma substituição muito tranquila. Deve permanecer o nosso secretário atual do Conselhão, Olavo Noleto. Vamos realizar essa transição até março, junto com os líderes do Congresso Nacional", afirmou.

Leia Mais

Ao menos 20 ministros devem deixar o governo Lula até abril

Segundo Gleisi, a mudança faz parte da estratégia política do PT para as eleições de 2026. "Acredito que será muito tranquilo, e nós sairemos para cumprir uma missão na eleição, que será muito importante para o Brasil e para a defesa da democracia brasileira", disse.

Com a saída de Gleisi, o presidente Lula deve confirmar Olavo Noleto como novo titular da SRI, pasta responsável por coordenar a relação do Executivo com o Congresso Nacional, governadores, prefeitos e partidos da base aliada. Atualmente à frente do CDESS e com passagem recente pela própria Secretaria de Relações Institucionais, Noleto é visto no Palácio do Planalto como um nome de perfil técnico e discreto, com experiência na interlocução política e federativa.

Do movimento estudantil ao Conselhão

Nascido em 27 de fevereiro de 1974, em Goiânia, Olavo Noleto é gestor público e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Tem formação em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e curso superior sequencial em Gestão Pública.

Sua trajetória política teve início no movimento estudantil, onde foi vice-presidente e tesoureiro da União Nacional dos Estudantes (UNE). No governo federal, construiu uma carreira marcada pela atuação nas áreas de articulação institucional e comunicação. Entre 2009 e 2015, ocupou o cargo de secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República. De 2015 a 2016, exerceu a função de ministro interino da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e presidiu o Conselho de Administração da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

No atual governo Lula, Noleto foi secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais, atuando como "número dois" do então ministro Alexandre Padilha, antes da posse de Gleisi Hoffmann na pasta, em março de 2025. Também integrou conselhos de estatais e empresas públicas, como a Transpetro, além da Codemar e da Sanemar, em Maricá (RJ).

Fora do governo federal, teve atuação em administrações municipais. Em Maricá, foi secretário de Comunicação Social entre 2019 e 2020 e presidiu a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) entre 2020 e 2022. Em Goiás, ocupou cargos como chefe de gabinete do prefeito de Goiânia, secretário de Projetos e Captação de Recursos e chefe da Casa Civil da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

A possível nomeação de Olavo Noleto reforça a aposta do Palácio do Planalto em um quadro experiente e de perfil conciliador para conduzir a articulação política do governo em um período marcado por disputas no Congresso, negociações sensíveis com a base aliada e o início do calendário eleitoral de 2026.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

olavo noleto eleições gleisi Hoffmann PT Lula

Temas

Governo

LEIA MAIS

Nomeação Importante

Daniel Hirata assume área de combate ao crime organizado no MJ

OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO

Wagner nega elo com "falcatruas" do Master: "Se delatar, acho ótimo"

PROTEÇÃO DE DADOS

Brasil e UE celebram acordo sobre transferência internacional de dados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES