Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Eleições 2026
Congresso em Foco
28/1/2026 14:08
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, confirmou sua pré-candidatura ao Senado nas eleições deste ano. Em publicação no X (antigo Twitter) na terça-feira (27), Ibaneis disse ter "plena convicção de que o nosso projeto será vitorioso".
Ao reafirmar sua posição, o governador declarou que seguirá trabalhando pela população do DF. Ibaneis também destacou que seu governo é reconhecido pelos brasilienses.
"Somos um governo sério, de trabalho, que tem, sim, o reconhecimento da população. Esse reconhecimento se reflete nas obras entregues, nos programas sociais implementados e em tudo o que construímos ao longo dos últimos sete anos."
Para ser elegível a outro cargo político, Ibaneis deve deixar o governo do DF até três meses antes das eleições. Em 2026, com o pleito previsto para 4 de outubro, a data-limite é 4 de abril. Essa regra é estabelecida pela Lei Complementar 64/1990.
Trajetória política
Este é o segundo mandato de Ibaneis como governador no Distrito Federal. Em 2018, ele obteve 41,01% dos votos válidos no primeiro turno e derrotou, em segundo turno, o então governador Rodrigo Rollemberg com 69,79%.
Nas eleições de 2026, foi reeleito ainda em primeiro turno ao alcançar 50,30%. Cargos do Executivo não permitem que um mesmo mandatário cumpra três mandatos consecutivos, o que o impede de se candidatar a uma nova reeleição.
Advogado de formação, antes da carreira política, ele trabalhou na Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Entre 2013 e 2015, Ibaneis presidiu a seccional.
Com a saída iminente, a vice-governadora Celina Leão deve assumir o cargo.
Temas