Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula sabia que Lewandowski prestou consultoria ao Master, diz Gleisi

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VÍDEO

Lula sabia que Lewandowski prestou consultoria ao Master, diz Gleisi

Ministra confirma conhecimento de Lula sobre serviços de ex-ministro ao banco, e afirma que contrato foi encerrado antes de assumir a pasta.

Congresso em Foco

28/1/2026 | Atualizado às 21:02

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Planalto, Gleisi Hoffmann, revelou a jornalistas nesta quarta-feira (28) que o presidente Lula já estava a par da prestação de serviços de consultoria do ex-ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao Banco Master na época de sua nomeação à pasta, em fevereiro de 2024.

O escritório de advocacia de Lewandowski recebeu R$ 5 milhões do Master em consultoria jurídica. Segundo a ministra, o serviço foi interrompido quando o ex-ministro do STF entrou para o governo Lula.

"O presidente Lula convidou o ministro Lewandowski, ele sabia que o ministro tinha contratos privados e o ministro falou que ia cumprir a lei e desvencilhar-se de todos os contratos, o que fez. Não há problema, irregularidade nenhuma, crime nenhum, ele ter contrato de consultoria. E o ministro prestou um relevante serviço para o país", disse Gleisi Hoffmann.

Confira a fala da ministra:

Ricardo Lewandowski enfrenta críticas constantes de parlamentares da oposição desde o início do ano graças ao período em que atuou em parceria com o Master, após sua aposentadoria no STF em 2023. No último dia 8, pediu exoneração do Ministério da Justiça, por motivos de "caráter pessoal e familiar". Em seu lugar, assumiu Wellington César Lima e Silva.

Gleisi Hoffmann ressaltou que, mesmo tendo prestado serviço ao Master, Lewandowski não deixou de dar plena liberdade para que a fraude financeira do banco fosse investigada.

"Toda essa apuração feita em relação ao Banco Master foi feita sob a gestão do ministro Lewandowski, a gestão da Polícia Federal. E foi na gestão do ministro Lewandowski que o presidente do Master, o [Daniel] Vorcaro, foi preso. Então essa situação que tentam ligar o governo ao ministro Lewandowski é uma tentativa da oposição. O governo tem sido firme, decidido em fazer a investigação", declarou.

Leia Mais

Wagner nega elo com "falcatruas" do Master: "Se delatar, acho ótimo"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Ricardo Lewandowski gleisi Hoffmann Banco Master Lula

Temas

Governo

LEIA MAIS

CPMI DO INSS

Rogério Correia pede convocação de Campos Neto à CPMI do INSS

ECONOMIA

Fim da escala 6x1 é prioridade do governo em 2026, diz Gleisi Hoffmann

CASO MASTER

PF apura ofensiva nas redes contra BC após liquidação do Banco Master

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES