Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
FRAUDE CONTRA APOSENTADOS
Congresso em Foco
29/1/2026 7:35
O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quarta-feira (28) a convocação do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e de Luiz Félix Cardamone Neto, ex-presidente do Banco BMG, para prestar depoimento à comissão. As oitivas estão marcadas para a próxima quinta-feira, 5 de fevereiro.
A CPMI investiga suspeitas de fraudes na oferta e concessão de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo Viana, a presença dos dois convocados é obrigatória, e ambos podem ser conduzidos coercitivamente caso não compareçam à audiência.
"Comunicamos ao Brasil que Daniel Vorcaro e Luiz Félix Cardamone Neto foram convocados para comparecer nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, perante a CPMI do INSS", afirmou o senador em publicação nas redes sociais. "A CPMI seguirá adotando todas as medidas legais cabíveis para assegurar que ninguém se esconda atrás de decisões provisórias e que os fatos sejam plenamente esclarecidos diante do povo brasileiro", completou.
O senador também informou que a comissão atua para reverter um habeas corpus concedido de forma provisória ao empresário Maurício Camisotti, que o dispensou de comparecer à CPMI. Camisotti é apontado como um dos operadores do esquema de fraudes investigado. "A Comissão atua para reverter o habeas corpus que garante o não comparecimento", disse Viana.
O caso de Daniel Vorcaro chama atenção pelo histórico recente do banqueiro. Ele chegou a ser preso após a liquidação extrajudicial do Banco Master, sob suspeita de negociar títulos de crédito fraudados, e atualmente é monitorado por tornozeleira eletrônica. A CPMI, no entanto, ressalta que o depoimento não se relaciona diretamente com essas investigações conduzidas pela Polícia Federal, mas com suspeitas envolvendo a atuação do banco na concessão de crédito consignado a beneficiários do INSS.
As defesas de Vorcaro e de Cardamone Neto ainda podem tentar obter habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar o comparecimento à comissão.
Prorrogação dos trabalhos
Além das convocações, Carlos Viana defendeu a prorrogação dos trabalhos da CPMI. Em outra manifestação pública, o senador afirmou que a comissão avança na coleta de assinaturas para estender o prazo de funcionamento, sob o argumento de que os fatos apurados ainda exigem aprofundamento.
"Não é aceitável encerrar esse trabalho sem que todas as responsabilidades sejam devidamente apuradas", escreveu. "Quem roubou o aposentado, o órfão e a viúva vai pagar e será exposto."
Segundo o senador, a retomada dos trabalhos está prevista para o dia 5 de fevereiro, com o início do ano legislativo. O pedido de prorrogação, afirmou, será tratado diretamente com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Temas
LEIA MAIS