Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Pesquisa: Lula lidera 1º turno e empata com Flávio e Tarcísio no 2º

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ELEIÇÕES 2026

Lula lidera 1º turno e empata com Flávio e Tarcísio no 2º, diz pesquisa

Levantamento mostra vantagem de Lula no primeiro turno e disputa equilibrada contra o senador do PL no confronto direto.

Congresso em Foco

29/1/2026 | Atualizado às 9:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (29) aponta o presidente Lula (PT) na liderança da corrida presidencial de 2026 nos principais cenários de primeiro turno, além de empates técnicos nas simulações de segundo turno.

No cenário estimulado com o senador Flávio Bolsonaro (PL), Lula aparece com 39,8% das intenções de voto, contra 33,1% do parlamentar. A diferença está fora da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Em seguida, aparecem o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 6,5%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), com 3,7%; e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 2,8%. Renan Santos (Missão) soma 1,5%, e Aldo Rebelo (DC), 1,1%.

Veja a íntegra da pesquisa.

Pesquisa indica disputa acirrada em eventual segundo turno entre Lula e Tarcísio ou Flávio.

Pesquisa indica disputa acirrada em eventual segundo turno entre Lula e Tarcísio ou Flávio.Ricardo Stuckert | Reprodução X | Montagem Congresso em Foco

Nesse cenário, 6,8% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 4,7% disseram não saber ou preferiram não responder.

Cenário com Tarcísio

A pesquisa também testou um segundo cenário de primeiro turno, no qual Flávio Bolsonaro é substituído pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Ratinho Junior é retirado da disputa. Nessa simulação, Lula amplia ligeiramente sua vantagem e aparece com 40,7% das intenções de voto.

Tarcísio registra 27,5%, uma distância maior do que a observada no confronto com Flávio Bolsonaro. Na sequência aparecem Ronaldo Caiado, com 6,6%, e Romeu Zema, com 4,4%. Renan Santos alcança 2%, e Aldo Rebelo, 1,4%.

O percentual de eleitores que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum candidato sobe para 10,8%, enquanto os indecisos chegam a 6,6%.

Segundo turno apertado

Apesar da liderança de Lula no primeiro turno, a pesquisa indica disputas equilibradas no segundo turno. No confronto direto entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente tem 44,8% das intenções de voto, contra 42,2% do senador, caracterizando empate técnico dentro da margem de erro.

Em uma eventual disputa entre Lula e Tarcísio de Freitas, o petista aparece com 43,9%, enquanto o governador paulista soma 42,5%. Outro empate técnico. Já no cenário entre Lula e Ratinho Junior, o presidente marca 44,7%, contra 38,9% do governador do Paraná, ainda com elevado percentual de eleitores que não escolheram nenhum dos dois.

Avaliação sobre reeleição

O levantamento também perguntou aos eleitores se Lula merece ser reeleito. Para 51% dos entrevistados, o presidente não merece um novo mandato. Outros 45,3% afirmaram que Lula merece ser reeleito, enquanto 3,8% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2.080 eleitores em 160 municípios, distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal, entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2026. O nível de confiança é de 95%, e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08254/2026.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "showDelay": false, "articlekey": 115937, "viewed": [ "115937" ], "context": "{\"articlekey\":115937,\"originalarticlekey\":\"115937\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES