Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PSD da Bahia apoiará Lula nas eleições, diz Otto Alencar

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VÍDEO

PSD da Bahia apoiará Lula nas eleições, diz Otto Alencar

Senador garantiu apoio eleitoral ao presidente Lula, mesmo com plano do PSD nacional de lançar candidatura própria.

Congresso em Foco

6/2/2026 14:02

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente do diretório do PSD na Bahia, declarou o apoio do partido à candidatura do presidente Lula à reeleição durante cerimônia de entrega de ambulâncias ao Samu nesta sexta-feira (6). O discurso destoa do plano do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, que prepara uma candidatura própria à presidência da República.

"E eu quero dizer ao senhor que o nosso PSD da Bahia tem 115 prefeitos, mais de 50 vice-prefeitos, vários vereadores. Tem muito PSD aqui, eu não sei quantos vieram. Mas os que vieram aqui, sem dúvida nenhuma, e os que não estão aqui, podem levantar para dizer, nós estamos com o Lula, nós estamos com o Lula", declarou Otto Alencar.

Confira o trecho do discurso:

Otto também reafirmou seu compromisso com a base do governo no Senado. Ele ressaltou que sua postura de lealdade ao presidente Lula não compromete sua permanência no PSD. "Às vezes o senhor brinca comigo, faz uma brincadeira dizendo que eu sou do PSD, mas na verdade eu sou do PT. Não, eu abraço o PT, que é o seu partido, é o partido dos trabalhadores, como abraço o Avante, como abraço o PCdoB, o PSB, o Podemos, o MDB. A nossa aliança é a aliança para o futuro da Bahia e para o futuro do Brasil".

Lembrança eleitoral

Otto Alencar também relembrou o início de sua parceria com o presidente Lula. "Em 2002, eu era o governador interino da Bahia. E nós nos reunimos para saber quem votar no segundo turno. Alguns queriam [José] Serra e outros queriam Lula. Eu queria Lula. E o senador Antônio Carlos [Magalhães], na época, nós votamos no senhor em 2002. E eu nunca me arrependi do voto que eu lhe dei, porque o senhor construiu um novo Brasil e construiu uma nova Bahia".

Em 2010, contou ter firmado a aliança com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), na época governador do Estado. "Essa aliança vitoriosa vem até hoje, com o Wagner, com o Rui Costa, que é o grande ministro do seu governo, com o Jerônimo, e vamos repeti-la agora, porque nada quebra a força da construção da palavra e do compromisso, absolutamente, em momento nenhum", disse a Lula.

Divergência partidária

O discurso de Otto Alencar foi proferido enquanto Gilberto Kassab articula a inserção do PSD na disputa eleitoral. O partido conta com três pré-candidatos, todos opositores ao governo Lula: o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, Ratinho Jr, do Paraná, e Ronaldo Caiado, de Goiás.

A possibilidade de adesão do PSD baiano à campanha de Lula não necessariamente compromete esse projeto: o partido possui um longo histórico de pluralidade interna, incorporando lideranças políticas de diversas correntes ideológicas.

Leia Mais

PSD filia governador de Rondônia e amplia ofensiva para 2026

PSDB acusa Kassab de "canibalismo" após PSD desidratar tucanos em SP

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PSD Otto Alencar gilberto kassab Bahia eleições 2026 Lula

Temas

Eleições TRÊS PODERES

LEIA MAIS

ELEIÇÕES 2026

PSDB acusa Kassab de "canibalismo" após PSD desidratar tucanos em SP

Reforma Institucional

Lula defende que STF tenha mandato para ministros

ELEIÇÕES

Presidente do Novo reforça convite para filiação de Caroline de Toni

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES