Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Presidente do Novo reforça convite para filiação de Caroline de Toni

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ELEIÇÕES

Presidente do Novo reforça convite para filiação de Caroline de Toni

Partido reafirmou interesse em conceder espaço nas eleições para que a deputada possa disputar ao Senado.

Congresso em Foco

5/2/2026 17:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, reafirmou nesta quinta-feira (5) o convite à deputada Caroline de Toni (PL-SC) para se filiar à sigla após a congressista anunciar sua saída do PL para viabilizar sua disputa ao Senado. Segundo Ribeiro, a possibilidade de voltar atrás na concessão de legenda é "inegociável".

"Pelo Novo, a candidatura da Carol ao Senado é inegociável. O Brasil precisa de senadores com independência, preparo técnico e coragem para cumprir o papel constitucional do Senado, e a Carol reúne todas essas condições", disse Eduardo Ribeiro.

Em nota, o partido afirma que "Caroline de Toni reúne capital político e densidade eleitoral suficientes para liderar uma campanha altamente competitiva, mesmo em uma candidatura sem coligação". A deputada foi a mais votada por Santa Catarina em 2022, e mesmo de saída do PL, permanece com uma base de apoio ampla entre lideranças municipais.

Caroline de Toni anunciou sua saída do PL em meio a divergências sobre composição da chapa em SC.

Caroline de Toni anunciou sua saída do PL em meio a divergências sobre composição da chapa em SC.Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Saída do PL

A deputada Caroline de Toni (SC) comunicou nessa quarta-feira (4) ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, sua decisão de deixar o partido. A saída ocorre em meio à disputa interna pela candidatura ao Senado em Santa Catarina e marca o rompimento definitivo com a estratégia da cúpula da legenda, que optou por priorizar uma aliança com o PP e a pré-candidatura de Carlos Bolsonaro.

Caroline tentava viabilizar seu nome ao Senado pelo PL, mas foi informada de que o partido reservará as duas vagas da chapa majoritária para Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e para o senador Esperidião Amin (PP), que buscará a reeleição. O arranjo decorre de um acordo nacional entre Valdemar e o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), que envolve outros estados, como o Rio Grande do Sul.

Para tentar conter a crise, Valdemar ofereceu à deputada alternativas para que desistisse da candidatura ao Senado. Entre elas, a vaga de vice-governadora em uma eventual chapa de reeleição do governador Jorginho Mello e, em outro momento, a promessa de liderança do PL na Câmara a partir de 2027, caso Caroline disputasse a reeleição como deputada federal.

A parlamentar recusou as propostas. Segundo aliados, ela considerou que aceitar a vice significaria abrir mão de um projeto político próprio e chancelar uma decisão tomada sem consulta às bases do partido em Santa Catarina.

O Novo vinha cortejando a congressista desde o início da crise interna no PL. Outros partidos também manifestaram interesse em conceder legenda, entre eles o Avante, Podemos, MDB e PSD.

Leia Mais

Caroline de Toni deixa o PL após ser preterida na corrida ao Senado

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pl eleições 2026 Santa Catarina novo Caroline de Toni

Temas

País

LEIA MAIS

VÍDEO

"Eu não esqueci de você, Pacheco", diz Lula sobre eleição em MG

SANTA CATARINA

Caroline de Toni deixa o PL após ser preterida na corrida ao Senado

ELEIÇÕES

PT e PDT divergem em versões sobre acordo para as eleições

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES