Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Eu não esqueci de você, Pacheco", diz Lula sobre eleição em MG

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VÍDEO

"Eu não esqueci de você, Pacheco", diz Lula sobre eleição em MG

Presidente Lula reforçou interesse em lançar o ex-presidente do Senado na disputa ao governo de Minas Gerais.

Congresso em Foco

5/2/2026 14:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Durante entrevista nesta quinta-feira (5), o presidente Lula direcionou um recado ao senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tornando a defender sua participação na disputa ao governo de Minas Gerais. O petista afirmou "não esquecer" do ex-presidente do Senado, a quem avalia possuir grande potencial de vitória. Ele também confirmou o plano de lançar um de seus ministros ao governo paulista.

"Eu quero dizer aqui, alto e bom som: eu ainda não desisti de você, viu, Pacheco? Você sabe que nós vamos ter uma conversa e eu acho que você pode ser o futuro governador de Minas Gerais. Eu estou muito certo disso, estou muito crente disso", disse em entrevista ao Uol. Lula também se diz confiante sobre a possibilidade de obtenção de votos da população mineira na disputa presidencial: "Se eu conheço a alma mineira, nós vamos ganhar as eleições em Minas Gerais outra vez".

Confira sua fala:

A declaração foi feita após desentendimentos entre Lula e Pacheco na escolha de um nome ao STF para assumir a cadeira de Luís Roberto Barroso. O congressista havia sinalizado seu interesse pela vaga, e possuía a preferência entre os senadores. No lugar, o presidente optou por indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias. Desde então, o destino eleitoral do congressista segue incerto, sem acenos diretos de interesse ao governo.

Cenário em São Paulo

Lula também prepara uma chapa de aliados próximos para a disputa majoritária em São Paulo. Na entrevista, confirmou o plano de lançar os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (Indústria, Comércio e Serviços) na disputa. Haddad é cotado para concorrer ao governo, enquanto os outros dois para o Senado.

Nesse cenário, também há incerteza sobre o desejo de participação do time. Fernando Haddad expressou em diversas ocasiões que não pretende participar dessas eleições, e que se prepara para desembarcar do governo e retornar ao meio acadêmico. Alckmin segue interessado em permanecer na vice-presidência, com planos de aposentadoria caso isso não seja possível. Para Simone Tebet, São Paulo já é uma alternativa viável para retornar ao Congresso.

"Nós temos muito voto em São Paulo e temos condições de ganhar as eleições de São Paulo. Eu ainda não conversei com o Haddad e não conversei com o Alckmin, mas eles sabem que eles têm um papel para cumprir em São Paulo. Eles sabem. A Simone [também] tem um papel para cumprir, que eu também não conversei com ela", disse Lula.

Leia Mais

PT e PDT divergem em versões sobre acordo para as eleições

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Minas Gerais eleições 2026 Lula Rodrigo Pacheco

Temas

Eleições Governo

LEIA MAIS

VÍDEO

Lula disse a Vorcaro que não teria posição política contra o Master

ELEIÇÕES 2026

Brigas com vices levam governadores a desistir do Senado em 2026

Diálogo entre Poderes

Lula reúne líderes da Câmara para agradecer apoio às pautas do governo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES