Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova criação da campanha junho verde

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado aprova criação da campanha junho verde

O Plenário do Senado Federal aprovou a criação da campanha junho verde, que agora vai à sanção presidencial.

Congresso em Foco

7/6/2022 | Atualizado às 20:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Senado aprova PL que institui a campanha junho verde. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Senado aprova PL que institui a campanha junho verde. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (7), o Substitutivo da Câmara ao Projeto de Lei nº 1.070/21, que institui a campanha junho verde. O projeto amplia a Política Nacional de Educação Ambiental e agora vai à sanção presidencial.

O projeto de lei que institui o Junho Verde, campanha de conscientização ambiental, será conduzido pelos poderes públicos junto a escolas, empresas, igrejas e comunidades indígenas. O texto segue para sanção presidencial, após ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados.

A campanha será inserida na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795, de 1999), dentro da chamada educação ambiental "não-formal" - as práticas voltadas a sensibilizar a coletividade e convocá-la a participar ativamente da defesa do meio ambiente.

Segundo o projeto, o Junho Verde será promovido pelos governos federal, estaduais e municipais em parceria com os vários núcleos da sociedade civil: escolas e universidades, empresas e comércio, igrejas, comunidades tradicionais, populações indígenas e entidades em geral.

A campanha deverá incluir ações variadas que cumpram objetivos como disseminação de conhecimento, mudança de hábitos de consumo e inovação socioeconômica. São 16 iniciativas listadas no projeto

O senador Jaques Wagner (PT-BA) comemorou a aprovação do projeto lembrando que ele partiu de uma articulação com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O senador lembrou das recentes chuvas que deixaram mais de 120 mortos na região metropolitana de Recife (PE) como um exemplo de consequências devastadoras do descaso ambiental, que o projeto pretende reverter. "Não há melhor forma de preservar que não seja a educação e a conscientização, principalmente para as gerações que serão as mais atingidas se continuarmos nesta marcha da insensatez de nos relacionarmos com o planeta de forma predatória", argumentou.

Projeto de rastreamento de sintomas depressivos em gestantes volta à Câmara

O Plenário do Senado também aprovou nesta terça-feira (7) o substitutivo da senadora Leila Barros (PDT-DF) ao PLC 98/2018. O texto exige a inclusão do rastreamento de sintomas depressivos em gestantes entre as ações previstas no pré-natal. Como esse projeto de lei foi modificado no Senado, ele retorna para nova análise da Câmara dos Deputados, onde teve origem. De autoria do deputado federal Célio Silveira (MDB-GO), a proposta determina que o rastreamento dos sintomas depressivos deverá ser feito preferencialmente no primeiro e no terceiro trimestre de gestação. O texto prevê que, uma vez identificada a doença, as gestantes deverão ser imediatamente encaminhadas para acompanhamento por psicólogo ou psiquiatra. Também determina que o rastreamento de sintomas depressivos continue durante o pós-parto e o período de cuidados com o bebê. E que, caso seja detectada a depressão, as mães também deverão ser encaminhadas para acompanhamento por psicólogo ou psiquiatra. "Este projeto se mostra uma necessidade urgente de saúde pública", afirmou Leila Barros ao defender a iniciativa. De acordo com a proposta, o rastreamento inicial será baseado num questionário padronizado e poderá ser realizado pelos profissionais responsáveis pelo pré-natal e pelas consultas pós-parto. O rastreamento deverá ser capaz de indicar a necessidade de encaminhamento ao profissional da saúde mental, preferencialmente capacitado em saúde mental perinatal. Com informações da Agência Senado  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

senado federal

Temas

Meio Ambiente Nota Congresso

LEIA MAIS

Auditoria

Comissão de Educação aprova plano de trabalho para avaliar o Fundeb

JUDICIÁRIO

Lindbergh pede prisão preventiva de Bolsonaro após indiciamento da PF

Direitos Humanos

CDH aprova direito de vítima não comparecer a audiência com agressor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Caso Zambelli

Mendonça vota contra a condenação de Carla Zambelli

2

MOVIMENTAÇÃO SUSPEITA

Bolsonaro recebeu R$ 44 milhões desde 2023, aponta relatório da PF

3

RELATÓRIO DA POLÍCIA FEDERAL

Eduardo ataca Tarcisio e xinga Bolsonaro: "VTNC, seu ingrato do c..."

4

Prêmio Congresso em Foco 2025

Prêmio Congresso em Foco 2025 contemplou todas as vertentes políticas

5

MENSAGENS COMPROMETEDORAS

Malafaia chama Eduardo de "babaca" e "estúpido de marca maior"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES