Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula parte para o ataque pela CPMF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula parte para o ataque pela CPMF

Congresso em Foco

29/11/2007 | Atualizado às 17:13

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula partiu novamente para o ataque contra o DEM a menos de 24h de declarar, em entrevista à Rede TV!, que os Democratas são contrários à Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) por não terem perspectiva de poder.

Durante visita realizada hoje ao Espírito Santo, Lula disse que apenas os sonegadores de impostos são contrários à prorrogação da CPMF, também conhecida como imposto do cheque. “Na verdade, quem tem medo da CPMF é quem sonega imposto. Esse é que tem medo da CPMF, porque é o imposto que vai detectar quem está sonegando”, afirmou.

“Na verdade, o dinheiro da CPMF é para a Saúde, para a aposentadoria de trabalhador rural e para o Bolsa Família. É para isso que serve a questão da CPMF. Quem quer acabar? Quem quer acabar, na verdade, além do PFL [atual DEM] – que torce todo santo dia para as coisas não darem certo neste país, porque eles governaram durante 500 anos e não conseguiram fazer o que o país queria que fosse feito”, completou.

Leia a íntegra do discurso de Lula

Os ataques de Lula começaram ontem no programa da Rede TV!,quando ele disse que o DEM, apesar de ter o direito de “estar radicalizado”, não tem perspectiva de poder.

“É um partido que tem apenas o governador do Distrito Federal, que é favorável à CPMF, e tem sido um parceiro importante do governo federal. Mas, e o PSDB? O PSDB governa dois dos estados mais importantes do País, além disso governa o Rio Grande do Sul, governa a Paraíba. Os governadores são favoráveis à CPMF, os governadores têm interesse no dinheiro da CPMF, porque é dinheiro que vai para a aposentadoria, é dinheiro que vai para a saúde, é dinheiro que vai para o Bolsa Família”.

Em nota publicada hoje, a Executiva Nacional do DEM rebate as críticas de Lula feitas no programa de teve.  O partido afirma que a declaração presidencial “desrespeita a oposição de forma arrogante e autoritária, além de confrontar a vontade da maioria da população brasileira que rejeita a CPMF e condena a gastança imoral do governo.”

“Não é um presidente da República que mente de forma cínica; que governa de costas para o país; que passa por cima dos compromissos assumidos; que não defende os valores éticos e que minou a confiança e a esperança das pessoas que vai definir o futuro do país ou o futuro do Democratas”, complementa o comunicado da oposição.

Atualmente, a CPMF está sendo discutida no Senado. O governo tem pressa em aprovar a matéria, uma vez que o tributo deixa de vigorar no final de ano, caso não seja prorrogado. O imposto do cheque rende cerca de R$ 40 bilhões por ano aos cofres da União e mobilizou a base do governo no Congresso.

A Câmara está com a pauta obstruída, para que nenhuma medida provisória seja enviada ao Senado e, dessa forma, retarde ainda mais a apreciação da CPMF. Até mesmo o Orçamento do próximo ano só será votado após a análise do imposto pelos senadores. (Erich Decat e Rodolfo Torres)

Leia também

Fazenda: CPMF garante “redistribuição de renda”

Raupp: governo deve perder até quatro votos na CPMF

Chinaglia: "Fim da CPMF é motivo de preocupação"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

DEM: Lula desrespeita a oposição de "forma arrogante"

Câmara encerra Ordem do Dia com pauta obstruída

PT lança campanha por plebiscito para reforma política

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES