Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Eleições 2026

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosPrêmioRadarEleições 2026
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Kim Kataguiri desiste do governo de SP para buscar reeleição na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2026

Kim Kataguiri desiste do governo de SP para buscar reeleição na Câmara

Deputado passará a coordenar propostas de reforma do Estado na campanha presidencial de Renan Santos.

Congresso em Foco

22/6/2026 | Atualizado às 10:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP) desistiu de concorrer ao governo de São Paulo nas eleições de 2026. O anúncio foi feito no sábado (20), durante um evento do partido na capital paulista.

Ao invés de disputar o Palácio dos Bandeirantes, o parlamentar buscará a reeleição para a Câmara dos Deputados e passará a coordenar a formulação do chamado Ministério da Reforma do Estado – descrito por aliados como um "superministério" voltado à reorganização da máquina pública – em um eventual governo do presidenciável Renan Santos.

Ao explicar a mudança de planos, Kim afirmou que sua prioridade será estruturar propostas para a reforma administrativa e ajudar na montagem da equipe econômica da campanha presidencial.

"Agora eu disputo a reeleição como deputado federal e coordeno a parte da equipe do Ministério da Reforma de Estado", declarou.

Ministério da Reforma do Estado

Segundo Kim, a proposta prevê a criação de uma estrutura com atuação transversal sobre diferentes áreas do governo federal.

O deputado afirmou que o órgão dialogaria com ministérios como Gestão, Trabalho e Previdência, além da Casa Civil, da Secretaria-Geral da Presidência e da Secretaria de Relações Institucionais.

O Missão afirma que o projeto teria como objetivo reduzir a burocracia, cortar privilégios e enxugar a máquina pública. De acordo com a legenda, o ministério atuaria em temas ligados à Fazenda, Gestão, Planejamento, Casa Civil e Trabalho, funcionando a partir do Palácio do Planalto.

Kim também disse que pretende dedicar os próximos dois meses à formação da equipe econômica da campanha de Renan Santos. Segundo ele, os primeiros nomes deverão ser anunciados nesse período.

Mudança de estratégia eleitoral

A desistência encerra meses de especulações sobre uma candidatura de Kim ao governo paulista. Nos últimos meses, o deputado era tratado como um dos principais nomes da legenda para a disputa estadual e poderia servir de puxador para as candidaturas proporcionais do partido em São Paulo.

Ao mesmo tempo, a sigla busca fortalecer a candidatura presidencial de Renan Santos.

Pesquisa Datafolha divulgada no sábado (20) mostrou o dirigente do Missão com 3% das intenções de voto para a Presidência da República, percentual semelhante ao registrado pelo ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD).

Pedido de doações para segurança

Em publicação no Instagram, Kim também pediu contribuições financeiras para custear medidas de segurança durante a campanha eleitoral.

Segundo o deputado, o crescimento do partido e a ampliação das candidaturas majoritárias pelo país transformaram a legenda em uma "ameaça real ao crime organizado". Ele afirmou que esta será a primeira campanha em que utilizará segurança armada e carro blindado.

Kim também mencionou episódios de violência contra candidatos em outros países e disse que pretende manter o discurso de combate ao crime organizado durante a campanha presidencial do partido.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Renan Santos eleições 2026 kim kataguiri São Paulo

Temas

Eleições

LEIA MAIS

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Mais votado para governador-tampão em Roraima tem resultado sub judice

ELEIÇÕES

Datafolha: Lula amplia vantagem sobre Flávio no primeiro turno

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES