Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Amanda Audi
3/7/2021 15:21
A Agência Brasil, serviço público de notícias do governo federal, omitiu que os protestos que ocorrem neste sábado (3) em mais de 300 cidades e em sete países são majoritariamente contra o presidente Jair Bolsonaro e a favor do impeachment.
A matéria publicada no site cita apenas que os manifestantes são "contra a corrupção e em defesa de uma educação de qualidade e contra os cortes no orçamento federal para o setor em 2021. Os manifestantes também reivindicam auxílio emergencial de R$ 600, mais vacinas e criticam a atuação do governo federal na pandemia de covid-19".
O texto cita os protestos no Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Brasília de forma genérica e sem mencionar em nenhum momento o nome de Bolsonaro.
Pela primeira vez, movimentos e partidos ligados à direita participam dos atos. O Movimento Brasil Livre (MBL) e o PSDB, por exemplo, convocaram seus apoiadores a irem para as ruas.
Originalmente previsto para 24 de julho, os protestos foram antecipados para este sábado após a denúncia de que o governo teria pedido propina na compra de vacinas e a apresentação de um "superpedido" de impechment, que foi protocolado na Câmara na quarta-feira (30).
O ato anterior ocorreu no dia 19 de junho, quando o Brasil registrou 500 mil mortes pela covid-19. As ruas dos 26 Estados e Distrito Federal foram tomadas por milhares de pessoas contra o governo, que cobravam o retorno do auxílio emergencial ao valor de R$ 600, aceleração no calendário de vacinas e valorização da saúde.
>> Rosa Weber autoriza inquérito contra Bolsonaro Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA