FOLHA DE S. PAULO
Acordo salva Renan pela segunda vez
O senador
Renan Calheiros (PMDB-AL), 52, foi absolvido pela segunda vez, no plenário do Senado, de processo de cassação de mandato por quebra de decoro. No início da sessão, ele renunciou à presidência da Casa. Em votação secreta, 48 senadores optaram pela absolvição, 29 pela cassação e 3 se abstiveram. Faltaram 12 votos para cassar o peemedebista.
Eliane Cantanhêde: Com renúncia, senador conseguiu deixar cassação em segundo plano
Renan Calheiros decidiu enfim dar os anéis para salvar os dedos: renunciou para manter o mandato de senador e os direitos políticos. Com a renúncia, deu um pretexto para a parte da Casa que se sentia compelida a puni-lo, mas sem radicalizar cassando-lhe o mandato.
Lula costura com o PMDB nome de Garibaldi como sucessor
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva articula com a cúpula do PMDB operação para tentar eleger Garibaldi Alves (RN) presidente do Senado. A indicação do senador Edison Lobão (MA) para o Ministério de Minas e Energia faz parte da articulação sobre a sucessão de
Renan Calheiros (AL), que renunciou à presidência da Casa.
Para aprovar CPMF, Lula faz acordo com Serra e Aécio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou acordo com os governadores tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) para tentar obter pelo menos três ou quatro votos favoráveis à prorrogação da CPMF entre os 13 senadores do PSDB. Para concretizar o acerto, o Planalto se comprometeu a apresentar até amanhã uma nova proposta de concessões aos Estados em troca do apoio tucano à emenda que prorroga o tributo até 2011.
Berzoini busca acordo para evitar 2º turno
O grupo do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, candidato à reeleição, procurou ontem o adversário
Jilmar Tatto em busca de um acordo que evite o segundo turno do processo eleitoral, marcado para acontecer no próximo dia 16, e recrie o antigo Campo Majoritário do partido. Com quase 100% da apuração concluída até as 21h de ontem (317,4 mil votos apurados de um total estimado em cerca de 320 mil), Berzoini liderava com 43,75% do válidos, contra 20,51% de Tatto e 18,93% de José Eduardo Cardozo. Valter Pomar somava 11,43%.
Alunos brasileiros vão mal em leitura e em matemática
A péssima posição do Brasil no ranking de aprendizado em ciências se repetiu nas provas de matemática e leitura. Os resultados do Pisa (sigla, em inglês, para Programa Internacional de Avaliação de Alunos), divulgados ontem pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), mostram que os alunos brasileiros obtiveram em 2006 médias que os colocam na 53ª posição em matemática (entre 57 países) e na 48ª em leitura (entre 56).
Acesso à web tem alta de 21% no Brasil e atinge 39 milhões
O aumento do prazo de financiamento no varejo, o dólar em queda reduzindo os preços de componentes eletrônicos e a mudança de hábito do brasileiro fizeram com que o número de internautas com acesso à internet em casa aumentasse 43,7% em um ano. Segundo a Ibope/NetRatings, 30,1 milhões de brasileiros tinham acesso à internet em casa em outubro. Desses, 20 milhões efetivamente navegaram na rede no mês, 1% a menos que em setembro.
O ESTADO DE S. PAULO
Renan deixa cargo e escapa da cassação
O senador
Renan Calheiros (PMDB-AL) renunciou ontem à presidência do Senado e, quatro horas e meia depois, foi absolvido pelo plenário da acusação de comprar um jornal e emissoras de rádio em nome de testas-de-ferro. Foram 48 votos pela absolvição, 29 pela perda do mandato e 3 abstenções. "Me sinto de alma lavada", comemorou Renan. A renúncia já era esperada: não causou surpresa entre os senadores nem nas galerias. As atenções estavam voltadas mais para as discussões sobre quem sucederá Renan no comando do Senado. "Isso aqui não parece sessão de julgamento. Está todo mundo falando de tudo, menos apresentando a acusação e a defesa", protestou o senador Pedro Simon (PMDB-RS). O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), marcou para a próxima quarta-feira a eleição do sucessor de Renan - embora o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), tenha tentado retardar o processo, alegando que "o ideal é não fazer a escolha" antes da votação da prorrogação da CPMF.
CPMF faz Lula adiar ida à Bolívia
Viagem foi adiada do dia 12 para dia 17. Explicação a Evo Morales é que o presidente precisa permanecer no País por causa das negociações da CPMF. Domingo, Lula vai à Argentina.
A resposta do presidente da Fiesp
Com argumentos bem fundamentados, Paulo Skaf, presidente da Fiesp, maior federação industrial do País, liquidou as alegações do ministro Guido Mantega a favor da renovação da CPMF.
Passageiro vai ter reembolso por atraso de vôo
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou medidas para tentar reduzir transtornos nos aeroportos no fim de ano. A primeira é um sistema de compensação de atrasos de vôos, que obrigará as empresas aéreas a pagar multas aos passageiros de até 50% do valor do bilhete em casos de atrasos superiores a cinco horas. A segunda é o aumento das tarifas de permanência de aviões nos aeroportos em até 16.000% em Congonhas e Cumbica. Jobim prometeu também criar salas de situação nos principais aeroportos para atender passageiros.
Brasil é dos piores em leitura e matemática
O Brasil continua mal em leitura e em matemática, segundo a mais importante avaliação mundial de estudantes. Conhecida pela sigla Pisa, a avaliação é feita de três em três anos e os dados mais recentes são de 2006. Fizeram a mesma prova 400 mil alunos de 15 anos e 57 países. O Brasil melhorou em matemática, mas ficou na 54ª posição. Em leitura, ficou na 49ª. Os estudantes de São Paulo tiveram nota abaixo da média nacional.
Indústrias têm maior atividade desde 2003
Com a economia aquecida, o uso da capacidade instalada das indústrias brasileiras foi de 82,8% em outubro, maior nível desde 2003 pelo menos. O número de horas trabalhadas e o faturamento subiram.
O GLOBO
Renan renuncia antes da hora e complica a CPMF
Com medo da derrota, o senador
Renan Calheiros (PMDB-AL) atropelou o acordo com o governo e renunciou à presidência do Senado antes da votação da CPMF. Garantiu assim apoios na oposição que, somados aos de seus aliados, impediram a perda de seus direitos políticos: por 48 votos a favor, 29 contra e três abstenções. O plenário rejeitou o parecer de Jefferson Peres, que recomendava a cassação do mandato do senador, acusado de usar laranjas na compra de rádios e um jornal.
E ainda pior em matemática
Depois de ficar apenas em 52º lugar entre 57 países numa avaliação internacional de ciências, o Brasil obteve colocação ainda pior na avaliação de matemática: 54º, à frente somente de Tunísia, Qatar e Quirguistão. Em leitura, a nota média do Brasil no Pisa caiu dez pontos desde a avaliação anterior: 403 para 393. O país ficou na 49ª posição, só à frente de sete países. "A qualidade não cairá do céu", disse o ministro da Educação.
Passageiro será indenizado por vôos atrasados
Uma medida provisória obrigará as companhias aéreas a indenizar os passageiros por atrasos, em até 50% do valor da passagem. Cancelamentos serão punidos com multa de duas vezes o preço do bilhete.
Chávez: “Povo não está preparado”
A derrota eleitoral do presidente venezuelano no referendo de domingo lançou o chavismo em sua primeira grande crise. Aliados afirmam que o movimento precisa passar por uma profunda reavaliação. Mas, para Chávez, o povo é que não está maduro para aceitar a sua versão do socialismo.
CORREIO BRAZILIENSE
Renan deixa cargo e salva mandato. Acordo cumprido
Pela segunda vez em três meses,
Renan Calheiros é absolvido no plenário do Senado. Renúncia à presidência da Casa antes do julgamento garante folgado placar de 48 votos a favor dele e 29 contra. Corrida pela sucessão do peemedebista já começou e pode atrasar votação da CPMF.
Atraso superior a 30 minutos renderá multa
Para tentar evitar o caos aéreo neste final de ano, o governo criou ontem um novo tipo de multa às companhias aéreas. Na prática, os passageiros serão reembolsados em caso de atrasos superiores a 30 minutos. O reembolso varia de 5% a 50% do valor da passagem.
Brasileiro lê mal e é ruim de conta
Pesquisa feita por organismo internacional constata: os estudantes brasileiros estão entre os mais fracos do mundo em leitura e matemática. Em ambos os casos, o Brasil ficou no grupo dos sete piores de um ranking de 57 países. Apesar disso, DF tem bom desempenho.
Uso da capacidade de produção vai ao limite
Fábricas operam com 84,3% de utilização da capacidade instalada, o maior índice em quatro anos. Para economistas, desequilíbrio entre oferta e demanda pode elevar inflação.
JORNAL DO BRASIL
Renan escapa outra vez
O senador
Renan Calheiros renunciou ontem ao cargo de presidente do Senado, cumprindo o acordo que havia fechado com seus possíveis aliados no PSDB e no DEM. Com isso, acabou absolvido por 48 votos contra 29 e três abstenções, na sessão secreta em que foi votado o parecer do Conselho de Ética acusando-o de ter usado laranjas para comprar rádios em Alagoas. A disputa pela sucessão de Renan no comando do Senado, deflagrada imediatamente após a votação, tem o PMDB como favorito e é grande a corrida interna no partido, com pelo menos sete candidatos no páreo. O presidente interino, senador Tião Viana (PT-AC), marcou para a quarta-feira da semana que vem a eleição do sucessor de Renan.
Atraso em vôo custará multa salgada
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, criou um mecanismo para ressarcir passageiros por atrasos nos vôos. O sistema obriga as empresas aéreas a pagarem multas. O ministro não disse o que ocorrerá se o atraso for por problemas da Infraero ou da Aeronáutica.
Fim de mitos na Venezuela de Chávez
Acabou-se o mito de que Hugo Chávez "é ditador" e que a oposição "é golpista". A opinião é de Vicente Diaz, do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, ao comentar a derrota de Chávez no referendo de reforma constitucional, realizado domingo.