Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/12/2007 | Atualizado às 20:20
Ao sair da primeira reunião do PMDB para discutir oficialmente a sucessão de Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou ontem (4) à presidência do Senado, o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), confirmou agora há pouco que o partido voltará a se reunir na próxima terça-feira (11) para analisar o melhor indicado. Até agora, quatro senadores estão entre os “presidenciáveis”: Leomar Quintanilha (TO), Garibaldi Alves (RN), Neuto de Conto (SC) e Valter Pereira (MS).
“Iniciamos o processo de discussão na bancada para indicar o nome para a presidência. Inicialmente, quatro senadores se colocaram como candidatos”, disse Jucá, referindo-se aos peemedebistas supracitados. “O processo está se iniciando, está muito incipiente.”
Jucá explicou que, depois de encerrados os diálogos no partido, o próximo passo será “conversar com outras bancadas”, para que a legenda possa avaliar o “encaminhamento” a ser estabelecido. “O ideal é que nós tenhamos a condição de construir um candidato de consenso, não só do PMDB, como também dos próprios partidos da base e da oposição.”
Jucá disse ainda que, na reunião de terça, marcada para às 9h, haverá “um posicionamento mais firme sobre a candidatura”.
Pressa e graça
Ao deixar a reunião, o ex-presidente do Senado e da República José Sarney (PMDB-AP), voltou a dizer com veemência que não será candidato pela terceira vez à presidência da Casa. "Não sou candidato em hipótese nenhuma", disse, fugindo dos repórteres que o abordavam à saída da sala da liderança do PMDB.
Outro que foi lacônico ao falar com a imprensa foi o senador José Maranhão (PMDB-PB). Questionado qual seria seu "nome" para a sucessão - ou seja, seu indicado à vaga de Renan Calheiros -, ele ironizou: "José Targino Maranhão". Em tempo: o senador não lançou sua candidatura à presidência do Senado. (Fábio Góis)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores