Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Aliado de Renan e Sarney preside Conselho de Ética

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Aliado de Renan e Sarney preside Conselho de Ética

Congresso em Foco

15/7/2009 16:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rodolfo Torres

Por dez votos favoráveis, quatro em branco e uma abstenção, o Conselho de Ética do Senado elegeu nesta quarta-feira (15) o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) para a presidência do colegiado. Antes da eleição, ele participou de uma reunião com o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e com o senador Gim Argello (PTB-DF).

Emocionado, Duque, que é suplente de senador, admitiu ter "admiração por todos os senadores, sem exceção". "Essa é a primeira confissão que eu quero fazer", destacou o parlamentar. Embora tenha chegado ao cargo patrocinado pelo grupo do presidente do Senado, José Sarney, aos jornalistas, o peemedebista afirmou que não é "soldado" de ninguém.

Já a oposição destaca a ligação de Duque com a base aliada do governo. "É uma escolha dos governistas", afirmou o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN).

O parlamentar potiguar também ressaltou a forma "estranha" com que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) saiu do Conselho de Ética. O senador sergipano estava cotado para assumir a presidência do Conselho e renunciou ao cargo hoje. (leia mais)

"Mais do que esquisito, é suspeito", afirmou Agripino. Por sua vez, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) foi mais incisivo em relação à saída de Valadares. "Ele foi tratorado porque disse que iria cumprir o regimento", afirmou Demóstenes.

Segundo o parlamentar goiano, Paulo Duque terá obrigação de abrir as investigações contra o atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Atualmente, há três denúncias e uma representação contra Sarney no Conselho de Ética. Todas relacionadas à edição de atos secretos na Casa. Além e Sarney, Renan Calheiros também foi acionado no Conselho de Ética por meio de uma representação do Psol.  

O peemedebista fluminense marcou para o dia 5 de agosto a escolha do vice-presidente do conselho. Caso o Congresso não entre em recesso - uma vez que depende da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) - Paulo Duque terá cinco dias úteis para convocar a próxima reunião. A escolha do presidente do conselho era condição para que a oposição não obstruísse a votação da LDO.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Deputados deixam votação da Minha Casa Minha Vida para agosto

Sem apoio, Valadares deixa Conselho de Ética

Conselho de Ética arquiva processo contra Edmar Moreira

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES