Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Anitta comemora recuo de deputado com quem discutiu por direito ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Anitta comemora recuo de deputado com quem discutiu por direito autoral

Congresso em Foco

7/5/2020 | Atualizado às 12:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Anitta em live com o autor da emenda, o deputado Felipe Carreras[fotografo]Reprodução/Instagram[/fotografo]

Anitta em live com o autor da emenda, o deputado Felipe Carreras[fotografo]Reprodução/Instagram[/fotografo]
A campanha aberta de artistas contra a possibilidade de o Congresso alterar os critérios para o pagamento de direitos autorais surtiu efeito. Pressionado, o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) desistiu da mudança e anunciou que vai pedir ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que retire a emenda sobre o assunto que apresentou a uma medida provisória. O debate ganhou maior repercussão na terça-feira (5), quando Carreras participou de uma live com a cantora Anitta, que criticou duramente a proposta. A transmissão foi encerrada sob clima tenso (veja mais abaixo). Cantores como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Marisa Monte, Milton Nascimento e Alcione, além de algumas duplas sertanejas, pediram a Maia que não levasse adiante a proposta, que, segundo eles, reduziria o valor repassado a compositores pela execução pública de suas músicas. Anitta comemorou a decisão do deputado em seu Instagram, publicando a íntegra da nota divulgada por ele:
 
Ver essa foto no Instagram
 

VITÓRIA. Feliz de saber que toda a classe de músicos dormirá tranquila hoje com menos este problema. Vamos seguir com o foco no que importa no momento que é o covid 19 e depois que tudo passar reitero meu convite feito ontem na live.

Uma publicação compartilhada por Anitta 🎤 (@anitta) em 6 de Mai, 2020 às 5:37 PDT

O deputado propôs a inclusão da mudança em uma medida provisória (MP 948/2020) que estabelece regras de cancelamento de serviços, de reservas e de eventos dos setores de turismo e cultura durante a pandemia de covid-19. Maia recebeu apelo de artistas para que não indicasse Carreras para a relatoria da MP. Atualmente os organizadores de espetáculos, públicos ou privados, são responsáveis pelo pagamento dos direitos autorais para o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que repassa o dinheiro arrecadado para os compositores. Nesse caso, o contratante tem de pagar 10% do valor bruto da bilheteria. Em sua emenda, Carreras propôs que o percentual cobrado caísse pela metade, a 5%, e incidisse não mais sobre a bilheteria, mas sobre o cachê do artista contratado. > Veja a emenda de Carreras Nesse ponto havia ainda outra divergência entre as duas partes: os artistas contrários à proposta alegavam que a taxação recairia sobre o compositor; já o deputado sustentava que defenderia que o pagamento continuasse a ser feito pelo organizador do evento. O Ecad se posicionou contra a mudança, argumentando que a alteração no critério reduziria o valor a ser recebido pelos compositores. "A emenda não só reduz a remuneração dos compositores, como tira a responsabilidade dos produtores dos eventos em pagar pelo direito autoral e a transfere para os intérpretes", afirmou o órgão em nota. Felipe Carreras, que é empresário do ramo de eventos, foi acusado pelos artistas de legislar em causa própria. O deputado disse ao Congresso em Foco que não vê nada de ilegal ou imoral no fato de atuar também como representante do setor na Câmara. Segundo ele, o atual modelo está inviabilizando os empreendedores culturais. "Estou deputado, mas sou do setor de entretenimento. Tem deputado que é produtor rural e defende o setor e é assim em outras áreas. É normal defender o seu setor. Isso faz parte do ambiente democrático", disse o parlamentar. A produtora Flávia Lavigne, que preside a Associação Procure Saber, foi uma das líderes do movimento contra a emenda de Carreras. "Deixar de pagar a quem se deve, usando de subterfúgios para obter vantagens é uma das características de uma prática conhecida como 'enriquecimento sem causa'. Não cabe aos devedores dos autores repassar suas obrigações para os artistas que as interpretam e muito menos colocar preço no que não lhe pertence", afirmou Paula por meio de nota em nome da associação.
 
Ver essa foto no Instagram
 

#repost @procuresaber Veja o vídeo e entenda por que a @abrapeoficial e o deputado @felipecarreras estão contra os direitos dos artistas. Com uma medida provisória, tentam transformar o artista em usuários e no único responsável pelo pagamento dos direitos autorais, além de proibir a cobrança de direitos autorais frente a qualquer pessoa física ou jurídica que não seja o intérprete - ou seja, só os artistas ficam obrigados a pagar direitos autorais; #APS #APSUnida #SOSDireitosAutorais #ProcureSaber 🔍

Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso) em 5 de Mai, 2020 às 10:13 PDT

O momento mais tenso da discussão ocorreu na última terça, quando Carreras participou de uma live com Anitta. A cantora não aceitou as justificativas apresentadas pelo deputado para propor a mudança na lei. A cantora acusou o parlamentar de se esquivar do debate com os artistas. "Colocar uma emenda para aprovação em urgência não é nenhuma forma de diálogo. Não acredito que seja justo. Imagine se nenhum artista tivesse visto isso? Ia ser aprovada a qualquer dia e não haveria diálogo. Pra mim, só é diálogo quando temos opção antes da coisa ser feita.  Se não estivéssemos sempre fiscalizando, não teríamos a oportunidade de lutar e reivindicar isso", disse a artista. Carreras retrucou: "Em primeiro lugar, estou à disposição do diálogo. Em segundo lugar, eu falei com a representante do Ecad, que tem a outorga, que fala por vocês, porque eu não consigo falar com todo mundo. Com você eu posso falar amanhã, depois, com outros artistas, estou à disposição. Estou à disposição do diálogo. Estou do lado de vocês". Anitta reforçou seu descontentamento. "Eu não acho que você esteja, e essa é uma coisa que a gente não vai concordar. A gente não vai acabar esse debate jamais. Então, obrigada pelo seu tempo, a gente continua aí lutando, você daí, a gente puxa daqui, e vamos ver o que acontece", afirmou a cantora ao encerrar a live (veja o debate abaixo).
 
Ver essa foto no Instagram
 

Uma publicação compartilhada por Anitta 🎤 (@anitta) em 5 de Mai, 2020 às 6:01 PDT

  > Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

daniela mercury caetano veloso ECAD direitos autorais milton nascimento Rodrigo Maia alcione presidente da Câmara Anitta Felipe Carreras covid-19 Marisa Monte MP 948/2020 Escritório Central de Arrecadação e Distribuição Associação Procure Saber Flávia Lavigne

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Críticas ao governo

Senador Cleitinho critica governo e defende empresários no plenário

Educação

Senado aprova PEC para incluir educação como vetor do progresso

Senado

Relator pede que flexibilização da despesa de pessoal retorne à CAE

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Prêmio Congresso em Foco 2025

Prêmio Congresso em Foco 2025: veja quem lidera 2ª parcial da votação

2

Relações Exteriores

Comissão da Câmara aprova moção de louvor a Donald Trump

3

Tarifas

Parlamentares reagem a anúncio de Trump sobre tarifas ao Brasil

4

Guerra comercial

Donald Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

5

Plenário

Câmara aprova regime de urgência para seis projetos

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES