Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mudanças beneficiariam 618 servidores na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mudanças beneficiariam 618 servidores na Câmara

Congresso em Foco

27/6/2005 18:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ricardo Ramos


Não bastassem os recentes escândalos de fraudes de concursos públicos em Brasília, que levaram à prisão de 73 pessoas, os interessados em ingressar no funcionalismo federal podem encontrar um novo obstáculo às suas pretensões. Ao permitir a efetivação de servidores municipais e estaduais, ou mesmo de outros órgãos federais, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 02/03 reduziria a necessidade de realização de novos exames. A avaliação é feita pelo próprio autor da proposição, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). "Muitas pessoas serão prejudicadas", reconhece.

Apesar disso, Patriota joga a responsabilidade da abertura de novas vagas no serviço público nas costas dos sindicatos. "Se o Ezequiel (Nascimento, presidente do Sindicato dos Servidores do Legislativo) e os presidentes anteriores tivessem autoridade como sindicalista, não teríamos funcionários requisitados na Câmara", sustenta. O deputado conta que, há seis meses, abriga em seu gabinete um funcionário requisitado do Ministério do Meio Ambiente.

O presidente do Sindilegis contesta a afirmação de Patriota. "Não tenho nada a ver com isso", destaca. "Eu represento um de 1.700 sindicatos. Digo ao deputado que, sempre que precisar de um servidor, procure-me para que nós possamos propor a realização de um concurso público com a especificação que ele quiser", desafia Nascimento, que considera a proposta de Patriota uma "burla" ao concurso público.

Servidores aprovados em concurso público ainda são uma raridade na Câmara. Eles são apenas 3.571 (23,54%) num universo de 15.167 funcionários. Há 618 requisitados de outros órgãos (municipais, estaduais ou federais). Desses, 258 - ou 41,47% do total - já contam com três anos na Casa e poderiam ser efetivados imediatamente, de acordo com a PEC 02/03. A maioria dos servidores, no entanto, é composta por pessoas indicadas pelos próprios parlamentares para ocupar cargos de confiança. O Congresso em Foco não teve acesso aos dados do Senado.

A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, responsável por concentrar as informações do funcionalismo público federal, informou não possuir um levantamento da quantidade de servidores requisitados.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Reportagem

LEIA MAIS

"Trem da alegria" avança na Câmara

Jefferson admite que tentou usar IRB

Jefferson reafirma denúncias contra

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES