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Temer edita medida provisória e abre aéreas nacionais ao capital estrangeiro

Congresso em Foco

13/12/2018 | Atualizado às 17:05

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Até a edição da medida provisória a participação de capital estrangeiro nas companhias era limitada a 20% [fotografo]Rodrigo Mello Nunes/ iStock [/fotografo]

Até a edição da medida provisória a participação de capital estrangeiro nas companhias era limitada a 20% [fotografo]Rodrigo Mello Nunes/ iStock [/fotografo]
O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (13) medida provisória que autoriza empresas nacionais do setor aéreo a ter participação ilimitada de capital estrangeiro. Até então o limite era de 20%. A MP será publicada ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União. "Isto resolve um dos principais problemas da aviação brasileira, que é a fonte de financiamento para as companhias de aviação. Com isso, temos a oportunidade de ter a participação do capital estrangeiro no financiamento, independentemente de sua origem", disse o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, ao anunciar a medida. A medida provisória passa a vigorar no momento da publicação. Porém, precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias. Caso contrário, perde a validade e volta a valer a regra anterior. Segurança nacional O governo negou que a liberação do controle estrangeiro no capital das aéreas ameace a segurança nacional. No anúncio, o ministro utilizou o exemplo das companhias telefônicas, que já adotam a prática. "Não há tema mais estratégico para a segurança nacional e o conhecimento do que a telefonia. E na telefonia, temos possibilidade de 100% de capital estrangeiro. Temos que caminhar nessa direção para as empresas aéreas também". Padilha afirmou ainda que o setor ficará mais competitivo e o consumidor ganhará com isso. Segundo ele, a nova política estimulará o surgimento de novas companhias, novos destinos, com estímulo ao turismo e geração de emprego no setor. Na avaliação do governo, a medida também estimulará a redução de preços das passagens, que viria com o aumento da concorrência. Caso Avianca Esta semana, a Avianca entrou com pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo. A empresa tem uma dívida milionária com fornecedores e aeroportos. Padilha disse que a medida não foi feita especificamente para socorrer a Avianca, mas que a empresa poderá se beneficiar. "Com esta MP, alguma empresa internacional poderá se interessar em recompor as condições financeiras da Avianca". Padilha explicou ainda que houve uma conversa com ministro da Economia do futuro governo, Paulo Guedes, que concordou com a ideia. "Ele disse que estava rigorosamente conforme aquilo que entende que deva ser feito. Estamos fazendo em consonância com o novo governo". Tripulação nacional De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a exploração dos serviços aéreos pode ser feita por empresa constituída segundo as leis brasileiras com sede de administração no Brasil. As profissões de piloto de aeronave, comissário de voo e mecânico de voo continuam destinadas exclusivamente a brasileiros natos ou naturalizados. De acordo com a agência reguladora, a medida vai estimular a desconcentração de empresas no mercado doméstico e o aumento da quantidade de rotas ofertadas e integração com rotas internacionais.
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