Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/8/2009 20:29
Mário Coelho
Os deputados da Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovaram nesta quarta-feira (12) a realização de uma audiência pública para discutir a presença de militares dos Estados Unidos na Colômbia. O requerimento foi proposto pelo líder do Psol na Casa, Ivan Valente (SP). De acordo com o documento, que se baseia em informações da imprensa, sete bases colombianas foram ocupadas por militares norte-americanos.
"Há suspeitas quanto aos reais interesses da presença americana nas bases da Colômbia. Ela tem todas as características de ocupação militar da região e não, como se quer fazer crer, de ação de combate ao tráfico de drogas", afirmou Valente. Para o deputado, a presença dos militares "coloca em risco a construção de uma política de defesa comum" entre os países da América Latina.
Serão convidados o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que já se manifestou disposto a comparecer, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o embaixador da Colômbia no Brasil, Tony Jozame Amar. A data ainda será definida pela comissão. "Há, ainda, uma insegurança relativa ao tipo de armamento que será utilizado, como o alcance de caças, o que é relevante para a manutenção da segurança dos demais países", acrescentou.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR