Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bolsonaro é descartado pelo PSL para disputar a Presidência da ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Bolsonaro é descartado pelo PSL para disputar a Presidência da República

Congresso em Foco

21/12/2017 | Atualizado às 18:25

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[fotografo]EBC[/fotografo]

Deputado já havia sido rejeitado pelo PSDC em julho

  Deputado pelo Partido Social Cristão (PSC), o pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (RJ) foi recusado pelo Partido Social Liberal (PSL) como eventual cabeça de chapa para as eleições presidenciais de 2018. O PSL, que passa por processo de renovação e se chamará "Livres", divulgou nota (íntegra abaixo) por meio da qual classificou Bolsonaro como "incompatível" com seus ideais. Não é a primeira vez que o deputado é recusado. Como este site mostrou em julho, o PSDC já o o havia feito.
<< PSDC descarta interesse em Bolsonaro para disputar a Presidência da República pela legenda << Tudo o que você sempre quis saber sobre Bolsonaro, mas tinha medo de perguntar
À procura de uma legenda que acomode suas ideias (classificas como de "extrema direita"), Bolsonaro tem conversado com legendas como o antigo Partido Ecológico Nacional (PEN), que mudou de nome - o deputado chegou a assinar ficha de compromisso de filiação ao Patriotas há cerca de um mês, mas disse em entrevista ao site Crítica Nacional que seu "noivado" com a legenda esfriou. Bolsonaro quer o comando dos diretórios de estados-chave como São Paulo e Minas Gerais, dois dos maiores colégios eleitorais do país, e nisso reside o impasse com o Patriotas. "Estamos noivos e voltamos à situação de namorados, porque eu não tenho uma garantia [de candidatura à Presidência]. Eu não quero desqualificar quem quer que seja no Patriotas, mas é questão de garantia. E, quando se fala em política, isso tem que estar no papel, e não tínhamos essa garantia no papel. Recuamos. Não está sepultada a ideia de estar lá, ainda, mas recuamos bastante", explicou Bolsonaro.  
[fotografo]Divulgação[/fotografo]

Bolsonaro assinou "compromisso de filiação" com o Patriotas em novembro

  Em uma dessas conversas com dirigentes de partido, Bolsonaro se reuniu justamente com o presidente nacional do PSL, o deputado federal Luciano Bivar (PE), e depois recebeu o "não" oficial do partido. Mas Bolsonaro, em entrevista àquele site, chegou a manifestar otimismo em relação ao "casamento" depois da reunião "excepcional" com Bivar, e falou até mudança de estatuto. "Ele sabia de nossos interesses. Foi um primeiro encontro excepcional e, ao que tudo indica, nós poderemos ir para o PSL, que mudaria de nome, mudaria estatuto. E o que é mais importante: eu teria 100% de chance de disputar as eleições do ano que vem como candidato a presidente da República", disse o parlamentar. Indefinição Outra legenda que pode abrigar Bolsonaro é o Partido da República (PR), mas tal possibilidade ainda está no terreno das especulações. A janela para a troca de partido fechará em 7 de abril, seis meses antes do primeiro turno das eleições, nos termos da minirreforma eleitoral feita pelo Congresso em 2015. Nesse vai-e-vem partidário, Bolsonaro é um dos candidatos mais citados em pesquisas de intenção de voto. No entanto, em uma das mais recentes, divulgada ontem (quarta, 20) pelo Barômetro Político Estadão-Ipsos, o deputado registrou queda de desempenho quando os números são comparados a trabalhos anteriores, dos grupos Ibope e DataFolha, que posicionam Bolsonaro como segundo colocado na preferência do eleitorado, atrás apenas do ex-presidente Lula (PT).
<< Lula atinge ápice de aprovação; Alckmin, Marina e Bolsonaro têm queda, aponta Ipsos
A exemplo do ex-presidente Lula (PT) - líder em todas as pesquisas, mas condenado a mais de nove anos de prisão -, Bolsonaro pode se tornar inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. Com condenação confirmada no Supremo Tribunal Federal (STF), por danos morais à deputada Maria do Rosário (PT-RS), o parlamentar é réu na mesma corte e, caso tenha condenação em dois órgãos colegiados, enquadrar-se-á na legislação de inelegibilidades. Ele responde por incitação ao estupro e injúria no STF.
<< Má notícia para Lula, Bolsonaro e Aécio. Quem é réu está impedido de se tornar presidente, diz jurista  
NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PSL: 1. Não procedem, de forma alguma, as notícias de que o deputado federal Jair Bolsonaro possa se filiar ao PSL. 2. Após solicitação feita por Bolsonaro, o presidente nacional do PSL e também deputado federal, Luciano Bivar, recebeu-o em reunião. Conversaram sobre o Imposto Único, histórica bandeira do PSL.
3. Em função das evidentes e conhecidas divergências de pensamento, o projeto político de Jair Bolsonaro é absolutamente incompatível com os ideais do LIVRES e o profundo processo de renovação política com o qual o PSL está inteiramente comprometido.  
<< Eduardo Bolsonaro: "Se o STF absolver todos os corruptos, eu apoiaria qualquer quebra de legalidade"" rel="bookmark" href="https://www.congressoemfoco.com.br/noticias/eduardo-bolsonaro-se-o-stf-absolver-todos-os-corruptos-eu-apoiaria-qualquer-quebra-de-legalidade/">Eduardo Bolsonaro: "Se o STF absolver todos os corruptos, eu apoiaria qualquer quebra de legalidade" << Bolsonaro diz que vai cortar pela metade verba publicitária da Globo se for eleito << Bolsonaro empregou ex-mulher e parentes dela no Legislativo, diz O Globo
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures STF Lula Câmara Bolsonaro Jair Bolsonaro PSC Ibope PEN Datafolha Maria do Rosário PSL PSDC eleições 2018 ipsos crise brasileira patriotas Luciano Bivar Livres extrema direita

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Justiça

Judicialização do IOF "preserva competências do Executivo", diz AGU

Agricultura

FPA propõe Plano Safra previsível e cobra responsabilidade fiscal

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SABONETES E PERFUMES

Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais

2

Prêmio Congresso em Foco

Veja quem lidera a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025

3

TENSÃO ENTRE VIZINHOS

Lula assume Mercosul na Argentina e enfrenta desafio com Milei

4

SEGURANÇA PÚBLICA

PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais

5

Governo

Lula assina decreto para reduzir agrotóxicos na agricultura

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES