Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/1/2008 | Atualizado às 14:47
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mudou as regras de combate à lavagem de dinheiro, ou ocultação de bens. A nova regulamentação, que altera a instrução 301/99, também incide sobre as operações financeiras realizadas por pessoas que tiveram, nos últimos cinco anos, cargo ou funções públicas relevantes no Brasil ou exterior.
Segundo a CVM, as principais alterações estão relacionadas a novas obrigações a serem cumpridas por pessoas jurídicas que tenham como atividade a custódia, a emissão, a distribuição, a liquidação, a negociação, a intermediação ou a administração de valores mobiliários.
Entre as mudanças está a obrigação por parte das pessoas jurídicas de manter o registro de toda transação envolvendo títulos ou valores mobiliários, independentemente de seu valor. Além disso, essas pessoas deverão promover a atualização das fichas cadastrais dos clientes ativos em períodos não superiores a 24 meses. As novas regras também são atribuídas às entidades administradoras das bolsas e do mercado de balcão organizado.
O objetivo, de acordo com a CVM, é um acompanhamento "mais cuidadoso" do relacionamento com pessoas politicamente expostas e o estabelecimento de procedimentos cadastrais diferenciados para os chamados clientes de alto risco. (Erich Decat)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime