Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/6/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 17:36
Um dos principais pontos dessa estratégia foi o credenciamento e o apoio às chamadas Empresas Estratégicas de Defesa, as EED, em que as Forças Armadas reconhecem o importante papel da iniciativa privada no desenvolvimento de tecnologias voltadas para a segurança nacional.
As EAD foram efetivamente criadas em 2012, com a lei 12.598. Para se tornar uma delas - e no Brasil elas hoje não passam de 50 - as empresas desse setor precisam provar que dispõem de conhecimento e tecnologias fundamentais. Precisam, ainda, ter a sua sede administrativa e industrial no Brasil, investir em atividades de pesquisa e ter maioria de brasileiros em seu quadro de acionistas. Recebem tratamento especial do governo, como acesso a linhas de crédito e prioridade nas compras internas, mas, em compensação, precisam compartilhar com as Forças Armadas as suas pesquisas e descobertas.
Guardadas as devidas proporções, porque evidentemente o setor de Saúde tem complexidades diversas do da Defesa, temos que ter uma Estratégia Nacional de Saúde. Isso ficou claro nesta pandemia. As nações mais poderosas do planeta foram às cordas. Das mais simples máscaras de proteção, como toucas, capotes, luvas de látex, até respiradores mecânicos, medicamentos e insumos médicos, de repente o planeta se deu conta que nada menos do que 90% da produção mundial desses itens estão concentrados na Índia e na China.
As nações desenvolvidas já se deram conta disso e se mobilizam para fortalecer seus sistemas nacionais de Saúde. Isso passa necessariamente pelo incremento da cadeia produtiva do setor. Novas pandemias e epidemias virão e se não fizermos nada com os ensinamentos do presente vamos sofrer pelas mesmas razões em um futuro não tão distante.
*Dr. Luizinho é deputado federal pelo PP. É médico e presidente da Comissão Externa para o Coronavírus da Câmara.

Temas
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru