Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/8/2009 13:07
O presidente Lula embarca na noite deste domingo (9) para o Equador, onde participará da posse do presidente do país, Rafael Corrêa, na presidência da União de Nações Sul-americanas (Unasul). Lula passa este fim de semana em Brasília, pernoita em Quito e participa da 3ª cúpula da Unasul a partir das 9h de segunda-feira.
O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, afirmou na semana passada que não estão previstos debates, mas apenas conversas informais entre as autoridades.
Um dos temas que inquieta o continente é a criação de bases militares americanas na Colômbia, reprovada inclusive pelo governo Lula. Esta semana, por exemplo, a Câmara dos Deputados aprovou uma moção de repúdio à presença americana.
Além disso, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, quer inserir incluir uma reprimenda à imprensa na declaração final da reunião da Unasul. O venezuelano quer a inclusão de um parágrafo sobre a "responsabilidade ética" dos meios de comunicação, segundo o jornal O Estado de S.Paulo.
O governo de Chávez está em pé de guerra com a emissora local Globovisión. Manifestantes chavistas já invadiram o canal de TV, que reclama de multas da comissão de telecomunicações venezuelana. O temor é que o governo feche a emissora.
Em 2007, a Rádio Caracas Televisión não teve sua concessão renovada. Acabou saindo do ar.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores